A escolha profissional de educador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A escolha profissional é umas das mais importantes dentre as tantas que realizamos em nossa vida.
Várias e diversas são as razões que motivam a escolha de uma profissão, dentre elas podemos salientar: a possibilidade de destaque social, a influência familiar, a questão salarial, as perspectivas do mercado, entre outras.
O contexto sócio-cultural de ser professor/professora não era umacarreira profissional que me atraia, devido a múltiplos fatores, destacadamente o fator econômico, pois, a questão salarial não é atrativa. No entanto, após meu casamento morando em área rural, próximo a uma Escola Estadual e por indicação política partidária fui chamada para substituir uma professora que estava de licença gestação. Mas ainda continuava sonhando em trabalhar em um banco, era o cursotécnico do qual escolhi no ensino médio.
Considerando que na época, a única licenciatura oferecida à distância em meu município foi o de pedagogia, mergulhei e fui buscar essa formação que aos poucos aprendi a gostar, mas a prática dos meus professores refletiam na minha prática pedagógica. A ressignificação da ação docente foi um dos desafios que encontrei nesta carreira, optar por serprofessor deve ser uma escolha consciente e tomada a partir de algumas reflexões. Hoje entendo que escolher a trabalhar na área da educação não é escolher uma profissão qualquer, pois muitos são os desafios e responsabilidades deste ofício , o que no início da minha formação passava despercebida.
Ao pensarmos em educação é correto afirmar que ela existe em todos os lugares e em todos osmomentos da vida do ser humano. Estamos sempre aprendendo e ensinando desde o momento em que nascemos. Da família à comunidade, a educação existe difusa em todos os mundos sociais.. Educamo-nos sempre. Ensinamos e aprendemos em todos os espaços que frequentamos.
No entanto, existe um lugar onde ensinar e aprender é razão primordial. Um lugar que é o espaço próprio da educaçãoformal, apesar de todas as outras maneiras possíveis para concretizar o ato educativo: a escola. O centro deste processo é o professor, o qual obedece a um sistema de educação classificatório, mas me realizo quando auxilio e interfiro na aprendizagem. As capacitações falam em novos métodos que podem serem significativos em sala de aula, porém as universidades em suas práticas demonstram a práticatradicional, as deficiências do currículo estão presentes em toda formação pedagógica.
O principio deve ser, professor e aluno ensinam e aprendem em comunhão construindo o conhecimento. A relação em sala de aula é horizontal, o professor considera o saber do aluno e propicia um ambiente favorável para expandir o que aprendeu.
A responsabilidade e a importância do professor neste cenáriosão de grande proporção, pois este se torna, agente da mudança social e deve primeiramente conscientizar-se de sua função como formador de opinião, de personalidade, de caráter. E jamais minimizar sua prática à mera transmissão de conhecimentos e técnicas prontas. Mas ao mesmo tempo estamos cercados por um sistema que organiza a educação de todo o território brasileiro com um modelo unificado.Hoje me encanto com a educação me considero uma professora eficiente pedagógicamente. Portanto, o compromisso ético deve manifestar-se primordialmente na excelência pedagógica e na colaboração em clima a cooperador com o contexto escolar.
O que é ser professor no século XXI? Essa é uma pergunta para a qual não há resposta fácil. Mas uma coisa é certa, o nosso tempo,caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o estimula a repensar continuamente sua prática. Dentre os dilemas que desafia-me no espaço escolar posso sitar: os vários saberes escolares, privilégios pelos saberes teóricos, imposição das condições e organização do trabalho imposto pelo sistema, cumprir rituais e rotinas institucionais. Além que no meu fazer...
tracking img