A escola e o patrimonio cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Introdução
A formulação de uma proposta de trabalhar a arte na escola exige que se esclareçam quais posicionamentos sobre arte e educação escolar estão sendo assumidos.
A educação patrimonial traz uma experiência e contato com as evidências ou manifestações culturais, num processo de conhecimento, valorização e apropriação onde são fortalecidas a identidade (auto-estima) e cidadania.Deve-se dialogar permanentemente, facilitando a comunicação e a interação – descobrir os significados, as continuidades, as transformações e reutilizações das evidências culturais.
Considera-se então que a Educação Patrimonial é fundamental no processo de preservação sustentável dos bens culturais e acreditamos no seu potencial como instrumento de fortalecimento da identidade cultural e preservação damemória e da história local visando o pleno exercício da cidadania.

O presente trabalho focaliza a questão patrimonial no sentido de discutir a parceria das escolas através de práticas educativas voltadas para a valorização do patrimônio cultural. Busca-se avaliar as práticas educativas adotadas no processo de (re) construção e valorização do patrimônio cultural através de um estudo em escolasdas redes publicas e particular de São Paulo.










2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

O trabalho será realizado junto a duas escolas da rede pública municipal e duas escolas particulares, visando acompanhar ações educativas das instituições escolares no ensino/ abordagem de temas da Educação Patrimonial, e sua incorporação ou não nos planejamentos pedagógicos.


2.2Objetivos específicos

• Conhecer e compreender os conceitos inerentes à Educação Patrimonial
• Refletir sobre a apropriação e difusão dos conceitos apreendidos
• Compreender o contexto escolar














3. Análise e Discussão dos resultados

Como a educação patrimonial é trabalhada na prática cotidiana das escolas? Acreditamos que a escola assume papel relevante na sociedade àmedida que os saberes trabalhados são parte de um patrimônio cultural valorizado e julgado indispensável ao cidadão, que deve ser capaz de uma constante (re) criação de novos significados e subjetividades. Em outras palavras, o processo de constituição do patrimônio cultural é um processo dinâmico que (re) inventa tradições, cria e recria identidades.
A questão central gira em torno das reaispossibilidades de ação educativa para se estabelecer um verdadeiro diálogo pedagógico entre escola e comunidade voltado para a questão do patrimônio cultural. Defendemos, pois, a hipótese que o verdadeiro conhecimento da realidade local é pressuposto para a preservação do patrimônio cultural, da história local e da memória social. O grau de “pertencimento” da comunidade escolar e o sentido atribuídoao
lugar serão avaliados através de entrevistas com diretores, coordenadores pedagógicos e professores.

Na visão das escolas da rede pública a necessidade de trabalhar o Patrimônio Cultural nas escolas fortalece a relação das pessoas com suas heranças culturais, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação doPatrimônio, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social.
Poucos ouviram falar em Educação patrimonial, segundo os professores da rede municipal quando ouvem falar deste tema, não compreendem o que seria em si Educação Patrimonial. Isto revela o quanto o assunto está ausente ou distante da sociedade, em particular do cotidiano escolar.
O princípio básico da EducaçãoPatrimonial:
Trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no
Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento individual e coletivo. A partir
da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em
todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educação
Patrimonial busca levar as crianças e...
tracking img