A escola atual: um lugar de conflitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Durante alguns meses no Seminário Interdisciplinar V , foram discutidos vários temas em relação a ‘Sala de aula na contemporaneidade’, tendo como ponto de partida alguns textos de:Iria Brzezinsk (2003), Mairce da Silva Araújo (2003), Aida Maria Monteiro Silva (2003) e Antônio Nóvoa (2001).
São questões fundamentais na Educação como conceito de mundo real e mundo oficial; açõesmicrobianas e o perfil do professor no contexto atual analisadas de maneira simples e objetiva.

Mundo Real X Mundo Oficial

Desde que o país sofreu o golpe de 1964, a Educação mudou drasticamente osentido de construir conhecimento e passou a reproduzir ideologias devido a força dominante da época.
Atualmente, a Educação está caminhando, ainda que lentamente para voltar a função vital deprocesso de conhecimento. Porém, a dois pontos conflitantes, o do mundo oficial x mundo real.
O mundo oficial é o mundo das legislações e das normas federais. Este demonstra cautela e temor diante de umaparticipação dos educadores na elaboração de políticas educacionais, pois isto pode desestruturar o poder e a influência sobre a mesma.
Um exemplo é o Plano Nacional de Educação – PNE – instituídopelo governo para reelaborar as políticas educacionais do país, por meio de leis e normas. É preciso lembrar que um dos vetos do PNE feito por uma equipe econômica do governo F.H.C. impedia a ampliaçãode recursos para a Educação.
Contrapondo a isto têm-se os educadores lutando para a melhoria do ensino, participando de congressos, oficinas... se reciclando, para evitar “o assembleísmo ou aabertura de intermináveis debates, que apenas alimentam as divergências e não chegam a conclusão nenhuma” (BRZEZINSKI apud MEC/INEP, 2001,p. 19).
Este tipo de ação está relacionado ao mundo real, ou seja,ao dia-a-dia da sociedade, é a realidade nua e crua da educação brasileira.

Ações Microbianas

As contribuições de Araújo (2003) quando aborda o tema Ações Microbianas, ou seja, as pequenas...
tracking img