A Era Vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ERA VARGAS


Depois da proclamação da republica e a instituição da constituição de 1891, o Brasil passou a ser governado por presidentes da chamada política do café-com-leite, a qual era feitapelos partidos PRP de São Paulo e pelo PRM de Minas Gerais. Essa situação estava causando muita insatisfação pelos partidos de oposição, que junto com o exercito, que estava contra o governo armaram umgolpe e tiraram o atual presidente Júlio Prestes do poder, então Getúlio Vargas assumiu o cargo dando fim à chamada Republica Velha e inicio a Era Vargas.
Após a tomada do poder foi instaurado oGoverno Provisório (1930-1934), o qual daria teria de por ordem na casa, uma vez que o país estava uma bagunça só. E o presidente cuidou logo de centralizar o poder acabando com os órgãos legislativos,criado na constituição de 1891.
Formou-se um novo movimento dessa vez queria que o governo provisório acabasse e tivesse novas eleições presidenciais. Os opositores foram derrotados, no entanto,Vargas realizou novas eleições.
Em 1934 Vargas consolidou a nova constituição, que dentre os principais pontos estavam a instituição do voto feminino; férias anuais remunerada; salário mínimo; eleiçõesde Getúlio Vargas pelo congresso até 1938, quando ocorreriam novas eleições.
Com a nova constituição Vargas conseguiu garantir mais um mandato. A partir de 1934 até 1937 ocorreu o GovernoConstitucional. Getúlio Iniciou um período de governo marcado por disputas políticas, greves operárias e reivindicações dos setores urbanos.
Os partidos de esquerda armaram um novo golpe, mais não foramvitoriosos, então Vargas aprovou a Lei de Segurança Nacional, tal lei dava poder ao governo de punir os criminosos políticos que fosse contra o governo. O governo decretou estado de sitio edesarticulou o movimento comunista que vinha tendo cada vez mais simpatizantes e estava se organizando contra o governo.
Getúlio precisava manter os ânimos calmos, e também precisava manter o poder em suas...
tracking img