A era do ouro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. A Era do Ouro
Guerra Fria..................................................................................
Os Anos Dourados
A revolução social 1945-90
A revolução cultural
O terceiro mundo
Socialismo real

2. A Era do Ouro
Com o fim da Segunda Guerra, o mundo se transformou e a segunda metade do século X X foi chamada pelo autor de “A Era do Ouro”.

2.1. Guerra Fria
Após o fim da SegundaGuerra, na segunda metade do século XX, a humanidade mergulhou numa guerra muito peculiar, a Guerra Fria. A peculiaridade dessa Guerra era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fimda Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual mas não contestado em sua essência. A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência e não tentava ampliá-la com o uso de força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemoniaimperial das antigas potencias coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.
A Guerra Fria baseava-se numa crença ocidental, retrospectivamente absurda mas bastante natural após a Segunda Guerra Mundial, de que a Era da Catástrofe não chegara de modo algum ao fim; de que o futuro do capitalismo mundial e da sociedade liberal não estava de modo algum assegurado.
Alémdisso, o sistema internacional pré-guerra desmoronara, deixando os EUA diante de uma URSS enormemente fortalecida em amplos trechos da Europa e em outros espaços ainda maiores do mundo não europeu, cujo futuro político parecia bastante incerto – a não ser pelo fato de que qualquer coisa que acontecesse nesse mundo explosivo e instável tinha maior probabilidade de enfraquecer o capitalismo e os EUA,e de fortalecer o poder que passara a existir pela e para a revolução.
A Guerra Fria polarizou o mundo controlado pelas superpotências em dois “campos” marcadamente divididos. Os governos de unidade antifascista que tinham acabado com a guerra na Europa dividiram-se em regimes pró-comunistas e anticomunistas homogêneos em 1947.
O efeito desse período foi mais impressionante na políticainternacional do continente europeu que em sua política interna. Provocou a criação da “Comunidade Europeia”, com todos os seus problemas; uma forma de organização sem precedentes, ou seja, um arranjo permanente (ou pelo menos duradouro) para integrar as economias, e em certa medida os sistemas legais de vários Estados-nação.
A Guerra Fria transformara o panorama internacional em três aspectos. Primeiro,eliminara inteiramente todas as rivalidades e conflitos que moldavam a política mundial antes da Segunda Guerra Mundial. Segundo, a Guerra Fria congelara a situação internacional, e ao fazer isso estabilizara um estado de coisas essencialmente não fixo e provisório. Terceiro, a Guerra Fria encheu o mundo de armas num grau que desafia a crença.
O fim da Guerra Fria retirou de repente os esteios quesustentavam a estrutura internacional e, em medida ainda não avaliada, as estruturas dos sistemas políticos internos mundiais. E o que restou foi um mundo em desordem e colapso parcial, porque nada havia para substituí-los.
Em 1947, os EUA haviam reconhecido a necessidade de imediato e gigantesco projeto para restaurar as economias europeias ocidentais, porque o suposto perigo para elas – ocomunismo e a URSS – era facilmente definido. As consequências econômicas e políticas do colapso da União Soviética e da Europa Oriental foram ainda mais dramáticas que os problemas da Europa Ocidental
A Guerra Fria terminou com uma grande crise no sistema capitalista e com a crise final da União Soviética e seu sistema.
2.2 Os Anos Dourados
A economia mundial, após a Segunda Grande Guerra, alcançou...
tracking img