A epistemologia genetica de jean piaget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Jean Piaget ganhou notoriedade como psicólogo infantil, mas não era à criança que sua atenção científica estava voltada. Sua preocupação era pela capacidade do conhecimento humano e pelo seu desenvolvimento. E como, na sua visão, a criança é o ser que mais notoriamente constrói conhecimento, suas pesquisas e observações voltaram-se para a construção e aquisição de conhecimentopelos homens na idade infantil e na adolescência.
Biólogo por formação, psicólogo pela classificação profissional, mas epistemólogo pelo conjunto de sua obra, Piaget descobriu, influenciado pelos seus interesses em psicopatologia, psicanálise, lógica e filosofia, "que no estudo da inteligência infantil a biologia se vincula à filosofia das ciências naturais".
Desta forma ele produziu a maiscompleta teoria do desenvolvimento intelectual, porque ela trata do período que vai do berço à idade adulta e se esforça por definir os laços da inteligência e da lógica com outras funções cognitivas tais como a memória, a linguagem e a percepção.
O trabalho apresentado aqui, tem a intenção de apresentar os conceitos que permeiam a cerca do conhecimento e do desenvolvimento humano, assim como a Teoriada Equilibração, Assimilação e Acomodação .

Conhecimento e Desenvolvimento

Desenvolvimento e crescimento mental, para Piaget, são devidos à atividade do sujeito que se defronta com o seu meio e a inteligência, ou mais especificamente o desenvolvimento da inteligência é a condição para que os seres humanos construam conhecimento sobre o meio.
Na sua concepção, é necessário definer ainteligência como estrutura. A inteligência deve ser vista como adaptação, ou seja, os processos da inteligência têm como finalidade a sobrevivência do sujeito no meio em que está inserido, modificando-o se necessário para melhor se adaptar a esse meio. No que tange à descrição, do ponto de vista estrutural, a inteligência é uma organização de processos que está associada a níveis deconhecimento. Quando a organização é complexa ela exige um nível de conhecimento mais complexo e quando se trata de uma organização menos complexa a exigência é de um nível de conhecimento inferior. E como a inteligência é uma organização, o desenvolvimento dela não se dá por acúmulos de informações, mas sobretudo por uma reorganização desta troca de inteligências, ou seja crescer é uma forma dereorganizar a própria inteligência de forma a ter maiores possibilidades de assimilação.
No homem a ligação de determinados processos de aprendizagem como o desenvolvimento é atribuída a fatores: como os fatores sociais e fatores cognitivos, que Piaget resumiu sob o nome de equilibração"que em outras palavras seria a tendência ao equilíbrio interno. "A formação de capacidade em períodos sucessivosdecorre, no caso mais simples, do fato de competências adquiridas mais tarde pressuporem outras que lhes são anteriores".

Assimilação

A assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seu alguns elementos do mundo, portanto isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de ladoa cada relação existente entre o sujeito e o objeto.
Piaget afirma que o termo assimilação foi tomado no sentido amplo de uma integração às estruturas e que assimilar um objeto a um esquema o torna a conferir a esse objeto uma ou mais significações e é essa atribuição de significações que comporta, estão,em um sistema mais ou menos complexo de inferências, mesmo quando ela tem lugar porconstatação. Em resumo, poder-se-ia dizer então que uma assimilação é uma associação acompanhada de inferência.

Acomodação

Para Piaget "a assimilação e a acomodação são os dois pólos de uma interação entre o organismo e o meio, a qual é a condição de todo funcionamento biológico e intelectual". Nesta interação com o meio as estruturas mentais, ou seja, a organização que a pessoa tem para...
tracking img