A enfermagem e os cuidados no tratamento de feridas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Ao Enfermeiro / Técnico de Enfermagem que pretende cuidar da pele de um paciente, cabe a responsabilidade de conhecer não somente os materiais modernos disponíveis no mercado, mas também, a necessidade de se aprofundar no conhecimento da anatomia da pele, da fisiologia da cicatrização, dos fatores que alteram a integridade da pele e que afetam a cicatrização. Estesconhecimentos são importantes, pois geram subsídios para a avaliação da lesão, além da prescrição e da realização do cuidado ao paciente.
A complexidade desta questão foi percebida durante os estágios do curso em diferentes situações e contextos que levaram a pensar até que ponto o enfermeiro compreende o tratamento de feridas na atenção primária e no saber quais os tratamentos adequados nessecontexto. (Barbosa, 2005)
A prática no cuidado de feridas vêm se reorientando, exigindo que o enfermeiro/técnico de enfermagem se instrumentalize com novos saberes e técnicas para que seu cuidado esteja em consonância com a s necessidades da sociedade e das novas práticas sanitárias.
Vários estudiosos nos remetem à reflexão sobre o processo de trabalho do profissional de saúde,especialmente, em Saúde Coletiva quando afirma que a Enfermagem é uma profissão que possui significativo contingente de profissionais atuando em diferentes lugares e desenvolvendo as mais variadas funções dentro da área da saúde. Além disso, na maioria das vezes a atuação da Enfermagem acontece sem que as pessoas percebam o que realmente esses profissionais desenvolvem e qual é o seu potencial para aimplantação, manutenção e desenvolvimento de políticas de saúde. Portanto, não se pode negar que a Enfermagem constitui o eixo principal para suportar qualquer política de saúde que tenha como objetivo uma assistência de qualidade, atribuindo-se a ampliação da competência e do reconhecimento do trabalho do enfermeiro, à sua inserção nas práticas de saúde.
Não podemos esquecer que a enfermagem é umaprofissão comprometida com a saúde, nunca devendo esquecer os preceitos éticos e legais.
Uma situação constantemente observada e que chama bastante atenção é o despreparo dos profissionais de saúde na sala de curativo, onde por vezes são levados a decidirem o tratamento de feridas, sem prévia avaliação do médico, o que pode causar um grande desastre na recuperação desse paciente.Observa-se que, apesar dos avanços das pesquisas, ainda persistem dúvidas a respeito do melhor tratamento para as feridas, especialmente, as crônicas. Essa situação ocorre, em geral, porque o Enfermeiro, provavelmente, não têm conhecimento sobre a melhor forma de avaliar, tratar e acompanhar o portador da ferida crônica ou, também, porque faltam recursos humanos e materiais para implementar aconduta mais adequada.
Diante da relevância destas considerações, este trabalho ten por objetivo ser um instrumento de fácil consulta, com linguagem acessível aos formandos sem técnicos de Enfermagem que atuam no tratamento de feridas nas Unidades de Saúde e, sobretudo, para aqueles que necessitam deste cuidado nos domicílios. Foi realizado para efetivação desse trabalho um estudobibliográfico e a partir do resgate da literatura foi construído um texto sobre conceitos atuais de ferida e cicatrização, abordando os fatores que interferem no processo de cicatrização, classificação das feridas, fatores que interferem na escolha dos recursos e os elementos que devem ser considerados para um plano de tratamento de feridas que favorecem a cicatrização, além do conhecimento do profissional deenfermagem e seu papel no tratamento de feridas.
Caracterizo a pesquisa para elaboração desse trabalho como do tipo exploratório, pois os estudos exploratórios permitem ao investigador aumentar sua experiencia em torno de um determinado problema ou fenômeno. O estudo foi desenvolvido a partir de materiais já elaborados, constituídos principalmente de apostilas, livros e artigos...
tracking img