A empresa e o portador de necessidade especial.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Conclusão de Disciplina-TCD – Disciplina Educação Inclusiva / Universidade Castelo Branco / aluno elomar costa pereira / turma administração / cidade Belém-pará /data: 18/08/2011.

1-Tema: Como o administrador deverá agir no recrutamento de funcionário portador de necessidade especial? ...

2-Título: Educação Inclusiva. Admissão de Portador de Necessidade Especial ( Atividadecomplementar).

3-Objetivo: Procurar entender e informar alguns procedimentos que deverá atentar o administrador ao recrutar funcionário quando for pessoa Portadora de Necessidades Especiais – PNEs –. Resumir informes baseados na legislação brasileira sobre a temática que aborda o assunto dentro da disciplina educação inclusiva.

4-Justificativa: É de grande relevância o assunto sugerido dentroda disciplina Educação Inclusiva. Poderá haver reflexão pela ação de humanidade que desperta nas leituras de pesquisas, como sobre as legislações que tratam do assunto. É obrigação para as empresas que se enquadram no perfil numérico de funcionários, a partir de cem, conforme a lei 8.213/1991. Essa lei impõe que tenham, no quadro de empregados, de 2% a 5% de pessoas PNEs contratadas. A atenção eobservações do administrador são requisitos exigidos no momento dessas contratações.

5-Introdução: O procedimento na gestão administrativa que se exige, com as ações, observações e conhecimento legal, no momento da contratação de funcionário portador de necessidade especial; a necessidade, por imposição legal, de se contratar e adequar essas pessoas dentro do ambiente da empresa,inserindo-as e diversificando, culturalmente, o quadro de funcionários, são discussões abordadas neste trabalho.

6-Desenvolvimento: Conforme legislação, a pessoa é considerada portadora de necessidades especiais - PNEs - (“pessoa portadora de deficiência, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, que gerem incapacidade para odesempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano” , Decreto 914, de 06/09/1993, art. 3º). Vejam o que diz a Lei nº 8.213, de 24 de junho de 1991 (Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências), através do Decreto 3.298/99, art. 36: “... a empresa com cem ou mais empregados está obrigada a preencher de 2 a 5% de seus cargos combeneficiários da Previdência Social reabilitados ou com pessoas portadoras de deficiência habilitada, na seguinte proporção: I- até duzentos empregados, dois por cento; II- de duzentos e um a quinhentos empregados, três por cento; III- de quinhentos e um a mil empregados, quatro por cento; ou IV- mais de mil empregados, cinco por cento”.
Levada pelo rigor da lei, já desde 1991, portanto já hátempo, a empresa, que se enquadra nos ditames da legislação deverá ter em seu quadro funcional um administrador preparado, habilitado e atencioso com setor recrutamento de pessoas. Essa observação tem objetivo para que o administrador possa planejar uma integração entre os departamentos da empresa e entre todos os que compõem o quadro funcional. Deverá expor que a diferença em relação apreconceitos é ruim para a empresa e que é ótimo para o concorrente quando esse adota medidas corretas ao contratar pessoas com necessidades especiais mas com possibilidades para desenvolver habilidades e capacitar-se para muitos tipos de serviços dentro da empresa.
A necessidade dessa integração exige-se pela diversidade cultural na empresa, para que o funcionário limitado, contratado,possa participar e contribuir com o grupo, tendo presença, coletivamente, nos processos e na produção da empresa. Pessoas com formações diferentes, crenças diferentes, podem formar um ambiente de bons resultados.
A ação do administrador (I) - O administrador, ao agir no recrutamento de um funcionário com deficiência, atentará que, além da exigência legal, estão os interesses da empresa, como a...
tracking img