A empresa industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DE GOIAS

CONTABILIDADE INDUSTRIAL
PROF: BRASILINOJOSE FERREIRA NETO
A EMPRESA INDUSTRIAL
FABIANA CHRYSTINA ALVES DE LIMA
2008.2.021.2182

GOIANIA, 10 DE OUTUBRO DE 2011.
Índice

1. Introdução
2. A Empresa Industrial
3.1. Conceito
3.2. Funções da Empresa Industrial
3.3. Classificações das Empresas Industriais
3. AContabilidade Industrial
4.4. O ciclo da empresa industrial
4.5. Custo ou Contabilidade de Custos
4.6. Os Fatos Econômicos e os Fatos Financeiros
4. Conclusão
5. Referências Bibliográficas

1 – INTRODUÇÃO
Neste trabalho daremos início ao estudo da Empresa Industrial, para que conheçamos melhor suas atividades e como funcionam.
Iniciaremos com os conceitos básicos,discorrendo também a respeito da Contabilidade Industrial, onde versaremos sobre suas particularidades e sua diferenciação quanto à Contabilidade de Custos.

2 - A EMPRESA INDUSTRIAL

2.1 - Conceito
Empresa é toda atividade econômica, com fim lucrativo. Muitos têm procurado traduzir o temo italiano “azienda” pela nossa palavra empresa, porém o termo italiano é mais amplo, abrangendo também asentidades sem finalidade econômica, ou seja, sem finalidade de lucro. O que caracteriza a empresa é justamente a finalidade de lucro.
Assim, toda entidade que se constitui, sob qualquer forma jurídica, para exploração de uma atividade econômica, seja ela mercantil, industrial, agrícola ou de serviços, é uma empresa.
Empresa industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas em produtos.Não obstante, diversos autores têm conceitos diferentes de indústria, em virtude de várias acepções em que a palavra pode ser tomada. Assim é que poderemos considerá-la:

a) Na acepção ampla;
Indústria é toda e qualquer atividade ou trabalho humano, como por exemplo, indústria agrícola, indústria mercantil, indústria dos transportes, indústria de locação de serviços profissionais etc. É,portanto uma acepção muito vasta, compreendendo todo o trabalho, quer material, quer intelectual.
b) Na acepção média;
A palavra indústria significa trabalho material que exige o emprego de força corpórea. Relativamente à primeira, houve neste sentido uma restrição, porque neste não entra o trabalho intelectual.
c) Na acepção estrita ou técnica
Indústria é o conjunto de atos detransformações exercidas sobre a matéria-prima, com o fim de adaptá-la à satisfação humana.

Para nosso estudo só interessa a acepção estrita, que considera a indústria como atividade transformadora, pois trataremos da organização e dos princípios contábeis apenas nas empresas que exercem essa atividade.

2.2 – FUNÇÕES DA EMPRESA INDUSTRIAL
Como decorrência das várias acepções em que pode ser tomadaa palavra indústria, variam também as funções da empresa industrial.
Como aceitamos a acepção estrita ou técnica como a que interessa ao nosso estudo, concluímos que a função básica da empresa industrial é a transformação da matéria-prima em produtos acabados, prontos para consumo e satisfação das necessidades humanas.
Vimos também que a empresa industrial tem por objetivo o lucro, exercendo aatividade transformadora com finalidade exclusivamente lucrativa. Para alcançar esse objetivo, a empresa industrial exerce funções supletivas, tais como:
a) Função técnica, de transformação dos materiais;
b) Função mercantil, de compra de matérias-primas e venda de produtos;
c) Função financeira, de obtenção de financiamentos e aplicação de capitais;
d) Função econômica, de aumentode seu patrimônio com os lucros obtidos, bem como de contribuir para o desenvolvimento econômico da nação; e
e) Função social, de criação de empregos, bens e utilidades, para satisfação das necessidades humanas e elevação do nível de vida do homem.
Além dessas, outras funções secundárias poderiam ser consideradas.

2.3 – CLASSIFICAÇÕES DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS
As empresas industriais...
tracking img