Universidade federal fluminense nome: sarah rimoli pires curso: ciências contabeis – 1° período

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE NOME: SARAH RIMOLI PIRES CURSO: CIÊNCIAS CONTABEIS – 1° PERÍODO

1-Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?

R: É importante, pois as teorias influenciam a prática, servindo como guia para as decisões da administração. Elas também influenciam a forma como nos enxergamos as pessoas, organizações e o meio em que elas estãoinseridas. As teorias servem como fonte de compensação e/ou previsão de praticas observadas nas organizações.

2- Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.

R: Cada teoria é influenciada por momento histórico e/ou pensamento predominante na época para sua elaboração. Foi no período em que o capitalismo organizavanovas fases (capitalismo monopolista) de gestão de trabalho, nas quais se destacam as contribuições da escola clássica. Já a Teoria de transição foi elaborada tendo forte influencia das publicações de Darwin, principalmente pelo declínio do individualismo utilitáristico. Já a escola das relações humanas teve como influencia a crise de 1929 e o desenvolvimento nas disciplinas de sociologia epsicologia. Abordagem quantitativa teve a grande influencia da segunda guerra mundial, período de desenvolvimento em conjunto de diversas áreas, como teoria da informação, física e matemática. A teoria dos sistemas teve como influencia o fim da segunda guerra mundial, onde ficou demonstrada a relação de interdependência dos países, o pensamento sistêmico como reposta a excessiva especialização econcepção que as organizações são sistemas abertos. Nas tendências contemporâneas a influencia do pos modernismo e o pluralismo paradigmático desta escola.

3- Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração?

R: As principais contribuições da escola clássica de administração foram desenvolvidas por um grupo de autores diretamente envolvidos com apratica gerencial, os quais buscavam desenvolver princípios racionais que tornariam a administração mais eficiente. A administração cientifica focava nas questões de melhoria de produtividade no nível operacional, enquanto a gestão administrativa preocupava-se com a organização em geral e busca de uma maior efetividade.

4. Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais as suasprincipais disfunções? Encontre exemplos.

R: A Burocracia é considerada um modelo ideal descritivo, pois é impossível de ser encontrado na prática em sua forma pura. Como disfunções temos a incapacidade de resposta e adaptação organizacional. Perda de visão do conjunto dos objetivos organizacionais, processo decisório lento, limites de formalização e manutenção do status quo. Ex: a criação do Daspnão foi suficiente para a que pessoas fossem funcionarias publicas através de concurso. Os funcionários eram selecionados pelo clientelismo.

5. Quais os princípios defendidos por Fayol ainda são válidos na atualidade? A contribuição de Taylor pode ser considerada ultrapassada? Justifique.

R: Como princípios de Fayol validos até hoje podemos citar a remuneração pessoal, principalmente pelo usode participação de lucros que funcionários recebem na empresa. A equidade onde os funcionários devem ser respeitados e tratados de forma justa. A iniciativa, onde colaboradores podem opinar e se sentirem envolvidos nas decisões da empresa e por ultimo o espírito de equipe, com uso do trabalho em grupo e de equipes de profissionais de diversas áreas. As contribuições de Taylor não podem serconsideras ultrapassadas, pois são usadas até hoje. Como exemplo a divisão do trabalho e padronização de seus produtos pela rede mundial Mc Donalds. Este exemplo mostra que mesmo grandes empresas ainda usam elementos da administração cientifica.

6. Quais são as principais idéias defendidas pelos autores representantes das teorias de transição? Quais são as escolas posteriores que se inspiram nas...
tracking img