A dinamica atmosfera terreatre

1824 palavras 8 páginas
Professor Thiago Espindula - Geografia

 A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima - Conceitos e definições (iniciais) importantes: - Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra (78% Nitrogênio, 21% Oxigênio e 1% outros). A camada gasosa se mantém presa ao globo devido à gravidade e gira junto com ele. - A atmosfera possui 600 km de altitude, mas 95% dos gases se localizam abaixo de 80 km de altitude. As perturbações atmosféricas encontram-se abaixo de 20 km de altitude. - Ar Atmosférico: gases formam uma mistura transparente, sem cor ou cheiro. No ar encontramos, também, vapor d’água, poeira e microorganismos. - Os gases mais pesados encontram-se mais próximos à superfície, à medida que nos afastamos a atmosfera torna-se rarefeita (a 80 km de altitude o Oxigênio, praticamente, inexiste).

- Camadas da Atmosfera: (a partir do solo) > Troposfera: altura de 0 a 12 km, contém 75% dos gases e 80% da umidade. A temperatura cai 6°C por km; o limite superior é a tropopausa (-60°C). > Estratosfera: altura de 12 a 50 km, quase não contém umidade (sem nuvens). Temperatura sobe devido à presença da camada de ozônio a 30 km (2°C); o limite superior é estratopausa. > Mesosfera: de 50 a 80 km, ar muito rarefeito. Temperatura cai muito; limite superior é a mesopausa (-90°C). > Ionosfera: de 80 a 600 km, ar carregado de íons (partículas eletrizadas). É nessa camada que transitam as ondas de rádio e onde se desintegram os meteoros. > Exosfera: de 600 km até o espaço sideral, o ar inexiste. Devido à ausência de ar, ao sol, a temperatura é muito alta (1000°C).

1

Professor Thiago Espindula - Geografia

Figura - Camadas da Atmosfera

- Diferenciando: Tempo: condições atmosféricas de um certo lugar, em dado momento. Clima: sucessão habitual das condições do tempo, em um certo local. Para se definir um clima são feitas observações durante um tempo, e certas condições devem se manter durante 30 anos. Obs.: Portanto, o que se apresenta na TV, todos os dias, é a

Relacionados