A dinamica atmosfera terreatre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor Thiago Espindula - Geografia

 A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima - Conceitos e definições (iniciais) importantes: - Atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra (78% Nitrogênio, 21% Oxigênio e 1% outros). A camada gasosa se mantém presa ao globo devido à gravidade e gira junto com ele. - A atmosfera possui 600 km de altitude, mas 95% dos gases se localizam abaixo de 80 kmde altitude. As perturbações atmosféricas encontram-se abaixo de 20 km de altitude. - Ar Atmosférico: gases formam uma mistura transparente, sem cor ou cheiro. No ar encontramos, também, vapor d’água, poeira e microorganismos. - Os gases mais pesados encontram-se mais próximos à superfície, à medida que nos afastamos a atmosfera torna-se rarefeita (a 80 km de altitude o Oxigênio, praticamente,inexiste).

- Camadas da Atmosfera: (a partir do solo) > Troposfera: altura de 0 a 12 km, contém 75% dos gases e 80% da umidade. A temperatura cai 6°C por km; o limite superior é a tropopausa (-60°C). > Estratosfera: altura de 12 a 50 km, quase não contém umidade (sem nuvens). Temperatura sobe devido à presença da camada de ozônio a 30 km (2°C); o limite superior é estratopausa. > Mesosfera: de 50a 80 km, ar muito rarefeito. Temperatura cai muito; limite superior é a mesopausa (-90°C). > Ionosfera: de 80 a 600 km, ar carregado de íons (partículas eletrizadas). É nessa camada que transitam as ondas de rádio e onde se desintegram os meteoros. > Exosfera: de 600 km até o espaço sideral, o ar inexiste. Devido à ausência de ar, ao sol, a temperatura é muito alta (1000°C).

1

ProfessorThiago Espindula - Geografia

Figura - Camadas da Atmosfera

- Diferenciando: Tempo: condições atmosféricas de um certo lugar, em dado momento. Clima: sucessão habitual das condições do tempo, em um certo local. Para se definir um clima são feitas observações durante um tempo, e certas condições devem se manter durante 30 anos. Obs.: Portanto, o que se apresenta na TV, todos os dias, é aprevisão do tempo, não do clima. O clima não muda em um curto período de tempo. - O que condiciona o clima? > Fatores do Clima: relevo, vegetação, corpos d’água etc. > Elementos do Clima: temperatura, umidade, ventos etc. > O clima também é influenciado por movimentos da Terra, correntes marítimas e presença de cidades.
2

Professor Thiago Espindula - Geografia

> A mudança de elementos ou fatoresdo clima implica na mudança do clima. - Balanço de energia solar: > A energia solar é responsável pelas dinâmicas climáticas do globo. Da energia solar que chega à Terra: > 36% é refletida (30% pela atmosfera e 6% pela superfície); > 64% é absorvida (17% pela atmosfera e 47% pela superfície). > Superfície absorve mais energia do que reflete, a atmosfera não, por isso há transferência de calor dasuperfície para a atmosfera. - O instrumento que mede a temperatura do ar é o termômetro, utiliza a escala Celsius (mais comumente), que toma o 0ºC como o congelamento da água e o 100°C como o ponto de ebulição). - Variação da temperatura depende (entender que todos agem juntos): Da sazonalidade: insolação nos diferentes locais acontece de forma variada ao longo do ano. Da latitude: a insolação émaior no Equador, diminuindo em direção aos pólos.

Da altitude: além da concentração de gases e elementos atmosféricos ser maior ao nível do mar (pelo peso atômico), o calor é transferido da superfície para “cima”.
3

Professor Thiago Espindula - Geografia

Da continentalidade e da maritimidade: rocha e água reagem de forma diferente na transmissão de calor. A rocha perde e ganha calor maisrápido, portanto, grandes massas continentais possuem verões mais quentes e invernos mais frios (se comparar com regiões mais próximas do mar, de mesma latitude). - Não confundir os conceitos: > Médias Térmicas: cálculo das médias das temperaturas. > Amplitude Térmica: diferença entre máxima e mínima. Obs.: Tanto média quanto amplitude podem ser calculadas para o dia, para a semana, para o...
tracking img