Dosagem do teor de nacl em soro fisiológico por meio do método volumétrico de precipitação (método indireto de volhard).

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dosagem do teor de NaCl em soro fisiológico por meio do método volumétrico de precipitação (método indireto de Volhard).

Amanda Bastos
Kelma E. A. Costa

Resumo
No experimento a dosagem de NaCl no soro foi feita pela volumetria de precipitação no método de Volhard. Ao fazer a padronização do KSCN por meio do AgNO3 utilizado encontrou-se sua verdadeira concentração que é de 0,097mol/L enão 0,1mol/L como o esperado. Ao calcular a dosagem de NaCl pelo método indireto encontrou-se um erro de 22,2% que de fato não é real como será mostrado nos resultados e discussões.

Palavra- chave: Volumetria de precipitação, Padronização, Método indireto de Volhard.
Introdução
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações deprecipitação.
“Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.” (Maíne Lerner,2012)
Infelizmente estas condições somente são alcançadas em poucas reações, devido a falta de um modo adequado de localizar o ponto de equivalência, por outro lado, emalgumas reações este ponto pode ser identificado pela simples visualização do momento em que deixa de ocorrer a precipitação. Um obstáculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitação é que não há existência de indicadores gerais. Assim, utiliza-se alguns métodos, contudo, foi efetuado o método de Volhard, que é um procedimento indireto para determinação de íons que precipitam com a prata. Oexcesso de prata é determinado por meio de titulação, com uma solução padrão de tiocianato de potássio usando-se íons ferro(III) como indicador.
O objetivo do trabalho realizado é padronizar uma solução de KSCN pelo método direto de Volhard para determinar a dosagem do teor de NaCl em soro fisiológico(método indireto), calculando ao final sua concentração e porcentagem.

Materiais e métodosPelo método de Volhard, por meio de uma pipeta, já ambientalizada, e pêra (faz a sucção do líquido para o interior da pipeta) mediu-se o volume de 10 mL da solução de AgNO3 aproximadamente 0,100mol/L, transferiu essa solução para um balão volumétrico de 200 mL. Após, retirou-se do balão volumétrico as 10 mL e transferiu o líquido para o erlenmeyer. Ainda no erlenmeyer, adicionou-se água destiladacerca de 20 mL; 5,0 mL de HNO3 6 mol/ e 1,0 mL de solução saturada de Fe(NO3)3, homogeneizou-se a solução.
Por meio de uma solução de KSCN a mesma já preparada e padronizada, colocada no interior da bureta, que estava ambientalizada, e com o nível dessa solução no menisco zero da bureta, iniciou-se a titulação. Gotejando-se a solução no interior do erlenmeyer, sob agitação continua.
Para obter adosagem do teor de NaCl em soro fisiológico pelo método indireto de Volhard, transferiu-se 20 ml de soro fisiológico para um balão volumétrico de 200 mL completando-o com água destilada. Após, retirou-se 20 mL de água e repassou o mesmo para o erlenmeyer. Titulou com AgNO3. A solução que foi titulada, contida no erlenmeyer, foi adicionado 5,0 mL de HNO3 6 mol/L e 1,0 mL de solução saturada deFe(NO3)3. Com isso, procedeu-se com nova titulação, mas com auxílio do titulante KSCN padrão.

Resultados e discussões
Para se padronizar o KSCN, primeiro deve saber-se o volume esperado para a titulação, considerando que, no ponto de precipitação a concentração de AgNO3 será igual o de KSCN. [a]
Logo:
0,1 M AgNO3 _______0,01 L de AgNO3
0,1 M KSCN_________X
X= 10mL
Deve-se, entretanto,observar que a mudança de coloração do indicador aparece cerca de 1% antes do ponto estequiométrico. É que o tiocianato de prata absorve íons prata, que são removidos da solução. Por isso, depois de observada a primeira mudança de coloração, a titulação deve prosseguir sob vigorosa agitação até que a coloração avermelhada não mais desapareça. Desta maneira, toda a prata é precipitada e os resultados...
tracking img