a desigualdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA
FACULDADE DE GEOGRAFIA
PROFESSOR: DR. JOSE ANTONIO HERRERA
DISCIPLINA: FORMAÇÃO HISTÓRICA E ECONOMICA DO BRASIL
DISCENTE: LORENA RAQUEL GREGÓRIO DA SILVA
ROMÁRIO LOPES SILVA







ALTAMIRA – PARÁ
2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA
FACULDADE DE GEOGRAFIAPROFESSOR: DR. JOSE ANTONIO HERRERA
DISCIPLINA: FORMAÇÃO HISTÓRICA E ECONOMICA DO BRASIL




Trabalho exigido como complementação de nota com o objetivo de avaliar o conteúdo assimilado no decorrer da disciplina.











Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito.
Karl Marx


A desigualdade social e a pobrezasão problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos, o nosso país tem um dos mais elevados índices do mundo, essa desigualdade social vem sendo percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência doefetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX. Neste período compreendem-se a consolidação do regime democrático e da economia capitalista, na sua fase chamada de "imperialismo", as mudanças na forma de governo, a constituição foi estabelecida, trocando o modo de trabalho escravo para trabalho assalariado, a modernização das grandes fazendas cafeeiras juntamentecom as demais lavouras brasileiras promovendo mudanças no espaço urbano como: crescimento das cidades e a instalação de núcleos industriais.
A economia mercantil do Brasil baseava-se em atividades agrícolas voltadas para a produção de açúcar e outras mercadorias, sendo estas, desenvolvidas a partir do trabalho escravo “Na época as grandes fazendas produtoras [...] para exportação retalharam oterritório, permitindo aos donos dos meios de produção o controle sobre a terra e o domínio sobre a vida de quem vivia nela.” (p 26). O investimento no Brasil se propôs a fins lucrativos dos europeus, um negócio para poucos: foram designados cerca de quatro milhões de escravos ao Brasil com objetivo de vitalizar o capitalismo europeu, com a crise 1929 e a revolução de 1930 houve mudanças no cenárioeconômico e na estrutura governamental do país promovendo assim uma mudança vigorosa direcionada para a industrialização e a urbanização.
A crise de 1929 ocorreu pela quebra da Bolsa de Nova York. No Brasil os efeitos da crise chegaram pelos próprios americanos. Os Estados Unidos era o maior comprador do café brasileiro. Com a crise, a importação deste produto diminuiu muito juntamente com seupreço. Para que não houvesse uma desvalorização excessiva, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café. Desta forma, diminuiu a oferta, conseguindo manter o preço do principal produto brasileiro da época. Com o impacto da crise de 29, o então presidente paulista Washington Luís resolveu apoiar a candidatura de seu conterrâneo Júlio Prestes. Conhecida como “Política do Café Puro”, acandidatura de Júlio Prestes rompeu com o antigo arranjo da “Política do Café com Leite”, em que os latifundiários mineiros e paulistas se alternariam no mandato presidencial.

Insatisfeitos com tal medida, um grupo de oligarquias dissidentes, principalmente de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba criaram uma chapa eleitoral contra a candidatura de Júlio Prestes. Conhecida como AliançaLiberal, à chapa encabeçada pelo fazendeiro gaúcho Getúlio Dorneles Vargas prometia um conjunto de medidas reformistas onde defendiam a instituição do voto secreto, o estabelecimento de uma legislação trabalhista e o desenvolvimento da indústria nacional.
No seu bojo vem uma classe operária e uma classe média de vulto, mas a máquina econômica se mostra incapaz de assimilar toda a mão de obra...
tracking img