a curiosidade como objeto de busca do conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ




JULIANO SIEDLECKI





A CURIOSIDADE COMO OBJETO DE BUSCA DO CONHECIMENTO











FRANCISCO BELTRÃO
2013
INTRODUÇÃO

Desde que nascemos somos movidos pela curiosidade, pelo ato de procurar entender as coisas do jeito que são, e é isso que nos leva ao conhecimento, ou melhor, a busca constante do conhecimento.
Apresente resenha pretende estabelecer uma relação acerca dos conhecimentos entre a curiosidade vista por Paulo e Pedro Demo. A resenha seguira o seguinte percurso, primeiramente abordaremos um pouco da visão de Paulo Freire e de Pedro Demo e após faremos uma discutição sobre a temática tentando aproximar as duas visões de conhecimento. Para finalizar faremos uma breve conclusão.A CURIOSIDADE COMO OBJETO DE BUSCA DO CONHECIMENTO

Paulo freire em seu livro pedagogia da autonomia aborda que o professor deve ser curioso e estimular esta curiosidade no aluno, pois desta forma tanto ele quanto o aluno estarão em constante aprendizagem. Quando o professor simplesmente repassa o conhecimento sem que isso gere uma duvida ou inquietação no aluno, esteconhecimento será logo esquecido, pois ele não foi internalizado, ele foi simplesmente decorado. Ensinar não é somente “passar um conhecimento”, e sim, criar possibilidades para que haja a produção e a construção do mesmo. Freire destaca a relação entre aprender e ensinar, mostrando que quando um sujeito ensina, também aprende e vice-versa. Não sendo, então, duas atividades separadas e siminterligadas.
Paulo Freire, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. O professor tem que ser pesquisador. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. É preciso pesquisar para se conhecer o que ainda não se conhece e comunicar ou anunciar novidades. Pois o professor assim como o aluno, é movido pela curiosidade, e é através da curiosidade que os caminhos do saber seabrem amplamente à frente do professor enquanto pesquisador. Por outro lado, a pedagogia da memorização escraviza o aluno e o impede de pensar refletir e buscar seus próprios conhecimentos. Ensinar exige pesquisa. E pesquisa exige tempo afirma Freire.
Um professor crítico é uma ser aberto ao conhecimento e as inovações, que esta em constate aperfeiçoamento, pois segundo Freire, onde há vida hábusca, quanto mais eu sei mais dúvidas eu tenho. Deste modo a curiosidade torna-se um fato que gera e abre caminhos para o saber. Já a memorização acaba castrando a liberdade do educando de aventurar-se por si próprio. Outra habilidade importante para o professor é saber escutar, e avaliar a aprendizagem do educando, para Freire o professor não deve ser um intelectual arrogante que impõe suaautoridade, tratando o educando como um mero ouvinte, o professor pesquisador precisa alcançar a emancipação intelectual dos seus educandos encorajando – os, ensinando – os e aprendendo sempre com isso.
Para Demo o conhecimento deve ser um processo continuo de renovação e construção, fazendo uso de vários métodos para essa construção, sempre visando o entendimento do mundo. Essa forma de ensino éproposta, a fim de emancipar seus alunos e sempre estar pesquisando e buscando novos conhecimentos, sempre continuar estudando enriquecendo cada vez mais seus conhecimentos. O professor deve semear nos alunos a duvida e mediar a compreensão do conhecimento, estes por sua vez ao elaborar um pensamento próprio torna-se um sujeito emancipado
O professor é, sobretudo mediador, alguém a serviço daemancipação do aluno, nunca deve ser um mero professor que se limita ao estudo do caso, mas sim tentando alcançar um panorama interdisciplinador, criando possibilidades que o aluno crie suas próprias duvidas e que sua emoção o mova em busca dessa sede de conhecimento.
A educação que vise formar para a autonomia deve fomentar nos educandos a curiosidade e a criticidade. Um educador que busca despertar...
tracking img