A cultura na sociedade atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cultura na sociedade atual: nacionalidade, cultura popular e erudita; meios de comunicação.

É muito comum que as pessoas em seu dia-a-dia não se dêem conta que nossos hábitos, costumes, valores morais ou formas de julgamento são o resultado de um processo histórico de nosso grupo social.
Entretanto, facilmente consegue-se relacionar a nossa vida material como a tecnologia, por exemplo,como resultante de um processo complexo de desenvolvimento que envolve conhecimento e condições técnicas-econômicas de implantação.
Isso porque, no primeiro exemplo, estamos falando de um aspecto imaterial, simbólico, da cultura humana. Em geral, as pessoas tendem a naturalizar mais essa dimensão humana, dando como certo que se trata de algo que não procede de escolhas e muito menos de formascoletivas de vivência.

O fato é que a história de qualquer grupo social interfere o tempo todo em seu presente, sendo impossível separarmos a cultura de um povo de sua história.

As diferentes histórias de cada povo podem ser interpretadas antropologicamente, como estratégias locais de sobrevivência e reprodução, mas não se encontram desvinculadas da história da espécie humana como um todo.Assim, podemos afirmar que estamos em um mesmo momento da história de nossa espécie, em âmbitos que envolvem nossa evolução e nossa relação com o meio ambiente.

Entretanto, cada povo em seu local específico, é o resultado das relações entre os indivíduos e seu grupo social. Como resultado das interferências pessoais em um dado conjunto de instituições, regras, leis e tecnologia que formam umatotalidade social é que podemos perceber a CARACTERÍSTICA, a ESPECIFICIDADE de uma cultura.

É possível observar um grupo social a partir de sua perspectiva histórica, e como resultado percebemos que cada grupo é único, mesmo quando passa por eventos semelhantes e utiliza as mesmas convenções sociais.
Portanto, a cultura nesse caso, é um elemento agregador que promove a intermediação das relaçõesentre os indivíduos. Mas quando observamos a passagem do tempo (= história) em dois grupos diferentes que utilizam o mesmo referencial cultural, percebemos que não é possível encontrar os mesmos resultados. Esta é a base do que denominamos CULTURA REGIONAL.

No Brasil, temos a existência de regiões geográficas que definem regiões culturais diferentes.
A experiência histórica em cada uma delasdeterminou características particulares dentro da grande totalidade que chamamos de “cultura brasileira”, ou cultura nacional.
Assim como ocorre com os regionalismos, ocorre também com relação à sociedade nacional.
Portanto as culturas regionais e nacionais se referem sempre a experiências compartilhadas por uma população durante um período de tempo suficiente para deixar marcas nas relaçõessociais, na visão de mundo desse povo.


Neste âmbito é que reside a questão da relação indivíduo-sociedade. Ao mesmo tempo em que cada um de nós é marcado pela história de nosso grupo social, também marcamos essa história, com a possibilidade de reforçar certos comportamentos, repetindo-os e mantendo-os atuantes, ou recusando-os e enfraquecendo sua importância.
Somos ao mesmo tempo resultadosde uma HERANÇA cultural e produtores dessa herança para as próximas gerações. Não nos damos conta disso em nosso cotidiano, e a única forma de consciência disso se expressa através da necessidade pessoal em defender e preservar certos traços de comportamento e recusar outros.

Se partirmos dessa compreensão de cultura como resultado da vida sócio-histórica dos indivíduos que atuam em um grupo,podemos então detalhar alguns aspectos importantes da vida cultural em nossa sociedade atualmente.

Nossas condições materiais de existência afetam nossas condições psíquicas e culturais, e vice-versa. Em nossa sociedade, existe a questão do pertencimento a classes sociais, ou em outras palavras, da renda como determinante das posições na hierarquia social.

Assim, notamos certos padrões...
tracking img