A cultura do sertão nodestino

294 palavras 2 páginas
A cultura do sertão nordestino
A cultura nordestina apresenta características das três diferentes etnias que formaram o seu povo: índios, negros e europeus, motivo pelo qual se tornou muito rica e diversificada. Na música, destacam-se ritmos populares tais como coco, xaxado, martelo agalopado, samba de roda, baião, xote, forró, Axé, frevo entre outros ritmos. O movimento armorial do Recife, inspirado por Ariano Suassuna, fez um trabalho erudito de valorização desta riquíssima herança rítmica popular nordestina (um de seus expoentes mais conhecidos é o cantor Antônio Nóbrega).

Na culinária, destacam-se pratos típicos tais como carne-de-sol, vatapá, acarajé, canjica, feijão e arroz de coco, feijão verde, cozido e o sururu.

Na dança, destacam-se o frevo e o maracatu.

E nas festividades, há destaques para as festas de carnaval de Salvador e Recife-Olinda, além de outras no interior dos estados. As micaretas, que são os carnavais fora de época, como o "Carnatal" em Natal, o "Fortal" em Fortaleza, Micarina e Piauí Pop em Teresina. Há também o "bumba-meu-boi" do Maranhão. Quando vai se aproximando o São João a "disputa" é para saber qual é a Capital do Forró, as cidades de Caruaru, em Pernambuco, e a de Campina Grande na Paraíba disputam pelo título.

Há uma vasta e arraigada literatura popular de cordel que remonta ao período colonial (a literatura de cordel veio com os portugueses e tem origem na Idade média européia) e numerosas manifestações artísticas de cunho popular que se manifestam oralmente, tais como os cantadores de repentes e de embolada. As roupas da cultura nordestina variam de estado para estado e de comemoração para comemoração. Ex: a vestimenta do boiadeiro, do cangaceiro, do reisado, do quilombo e dos escravos maués é colorida de diversas

Relacionados