A cultura do Leonardo João Moiane

11559 palavras 47 páginas
CAPÍTULO I

INTRODUҪÃO No presente trabalho, pretendo abordar assunto concernente a cultura, visto como um dos factores meramente importante numa sociedade.
No rol deste grande tema debruҫar-me-ei sucintamente quanto a minha biografia, a história dos meus pais, a história da minha cultura, ritos cerimoniais, alimentacao, questao do poder, posição, religião e pontos críticos da minha cultura. visto que o Homem é um ser social por natureza e torna-se inconcebivel dispensar a cultura, do mesmo modo que nenhuma sociedade pode viver sem cultura.
Sem a cultura, nao seriamos “humanos” sequer, no sentido em que habituamente usamos o termo. Não teríamos linguagem para nos expressarmos, nenhum sentido de autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar e raciocinar estaria severamente limitada.
Quando, em conversas quotidianas, usamos a palavra “cultura”, pensamos muitas vezes nela como se representasse as “coisas mais elevadas do espírito” arte, a literatura, a música e a pintura. Quando os antropólogos usam o termo, incluem tambem essas actividades, mas muitas coisas mais. A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos pertencentes a essa sociedade, inclui o modo como se vestem, as suas formas de casamento e de família, os seus padrões de trabalho, cerimónias religiosas e actividades de lazer.
Na partida deste trabalho, irei falar da minha biografia (periodo infantil, ingresso no ensino primário, secundário, das batalhas feitas e até admissão no ensino superior), de seguida na segunda parte da história dos meus pais, história da minha cultura, ritos cerimoniais (concepção fúnebre, nascimento, nome, iniciação do lobolo), questão do poder, da alimentação (alimentos espirituosos), posição, religião e por último pontos críticos da minha cultura.
A questão da inerência do tema é de exclusiva relevância porque ajudar-me-à na compreensão ou entendimento deste facto social.

CAPÍTULO II

Quem é Leonardo Joao Moiane

Relacionados