ATIVIDADEA1

749 palavras 3 páginas
1. Segundo Levitt, o que significa miopia em marketing. Exemplificar. Significa a visão limitada de algumas empresas, ou seja, uma perda de visão do que os clientes desejam e necessitam. Com essa miopia, a empresa corre riscos por não conseguir definir um planejamento adequado ao mercado. Exemplo disso, citado por Levitt, são as indústrias cinematográficas em que seu declínio se justifica pelo fato de elas não terem se atentado ao que seria útil ao cliente.
2. Segundo o texto, qual seria o problema em se preocupar com o produto ao invés de se preocupar com o cliente. De outra forma, em que a empresa seria prejudicada em definir seu negócio como venda de gasolina ao invés de venda de energia. O problema está no fato de que ao se preocupar com isso, dá margem para que os concorrentes o façam e se transformem em companhias pertencentes a um setor inexistentes. No exemplo da venda de energia, os administradores tenderiam a fazer aquilo que é necessário para sua própria preservação se se considerassem como parte do setor de energia além de considerar sua tarefa o atendimento das necessidades dos clientes e não a prospecção, o refino e mesmo a venda do petróleo.
3. Discuta a “ameaça de obsolescência”, trazendo exemplos do contexto brasileiro. A obsolescência é um dos sinais da miopia. Ela está relacionada ao fato de quando as empresas possuem um produto em expansão que parecia ser insubstituível, mas acaba sendo ameaçado pelo fato de a empresa não se preocupar com o comportamento dos clientes e as exigências de mercado. Um exemplo do que aconteceu no Brasil foi as empresas que fabricavam máquinas de filmes/filmes para as máquinas, como a Kodak, que se tornou obsoleta devido ao surgimento das máquinas digitais. Outro caso é da IBM( computadores metaframe) X Desktop.
4. Explique e exemplifique as diferenças entre marketing e venda. A parte de vendas se preocupa com os truques e as técnicas de fazer com que as pessoas troquem seu dinheiro por produto, já o marketing

Relacionados