A cultura corporal vinculada pela midia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes


































A CULTURA CORPORAL VINCULADA PELA MIDIA






nomes






























A CULTURA CORPORAL VINCULADA PELA MIDIA










Trabalho apresentado à disciplina de Educação Física, sob orientação do Professor_________.Sumário






Introdução 4


Quais os custos de obter um corpo perfeito 5


A imagem corporal 6


Consumo de Suplementos Alimentares 7


Dietas Milagrosas e Suas Consequências 8


Conclusão 9


Bibliografia 10






Introdução






Neste trabalho falaremos sobre a Cultura Corporal vinculada pela mídia, dentro deste tema mostraremosqual o consumo de complementos alimentares, quais os tipos de dietas e equipamentos e quais os custos de obter um corpo perfeito.






Quais os custos de obter um corpo perfeito






Partindo deste questionamento, percebe-se que na sociedade atual o corpo tem sido cada vez mais considerado um objeto passível de modelagem. São diversas as formas que se têm para aperfeiçoar,reparar, diminuir ou aumentar proporções, modificando-se a estética natural.


Ser capaz de enfrentar qualquer sacrifício em favor da boa forma parece estar mais perto da realidade brasileira nos últimos tempos. As academias se proliferam pelas ruas das cidades, assim como salões de beleza com fórmulas mágicas de redução de medidas do corpo prometendo à mulher – e por que não ao homem também? –entrar naquele jeans tamanho 38, para ela. E vale também arriscar uma lipoaspiração e muitas pessoas estão recorrendo, embora a princípio a indicação deva ser exclusivamente para a boa saúde, à cirurgia bariátrica, a de redução de estômago, para ter aquele corpo que talvez nunca nem tivesse sonhado em ter.


Alguns médicos chegam a arriscar que as cirurgias plásticas tenham aumentado emquantidade, perto de 100%, na última década. Incluindo aí lipoaspiração, colocação de prótese de silicone nos seios e glúteos, correção de barriga flácida, entre outras. As próteses vêm sendo procuradas por uma camada cada vez mais jovem de pacientes. E de diferentes classes sociais. São alertados de todos os riscos, mas minimizados em favor da vontade.


Se for uma pessoa fácil de seguir umadisciplina de exercícios físicos mais uma boa dieta alimentar o resultado alcançado também vale muitos elogios. Mas é claro que, quando o problema é gordura extra mesmo, há casos em que a solução tem que ser extrema. Embora depois de esculpir o corpo ainda tenha de seguir uma rotina de academia e idas ao nutricionista.





A imagem corporal
A imagem corporal é um complexo fenômeno humano queenvolve aspectos cognitivos, afetivos, sociais/culturais e motores. Está intrinsecamente associada com o conceito de si próprio e é influenciável pelas dinâmicas interações entre o ser e o meio em que vive. O seu processo de construção/desenvolvimento está associado, nas diversas fases da existência humana, às concepções determinantes da cultura e sociedade. Na história, ocorreram modificações dasformas de apresentação e representação dessa imagem, com conseqüências notáveis na relação intra e extramuros corporais.
    A busca de uma imagem corporal, adequada aos anseios estereotipados de corpo, é um dos fenômenos mais impressionantes na sociedade atual; existe uma grande influência cultural sobre a cultura e imagem do corpo, o que pode criar aspectos enviesados relacionados ao universocorporal. Neste contexto, foram criados "modelos" de referência quase inatingíveis, pois o corpo "vendido" passa distante da realidade da maioria. E assim, assumem-se excessos, são criadas frustrações e quase "cyborgs".










Consumo de Suplementos Alimentares


A nutrição corresponde aos processos gerais de ingestão e conversão de substâncias alimentícias em nutrientes que...
tracking img