A crise europeia e seus reflexos para o brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil passa por um momento histórico em seu aspecto social e econômico, que não era vivenciado desde a era “Vargas”. Ações governamentais como incentivos a indústria, alternativas de trabalho e renda e implantação de programas sociais, conseguiram tirar milhões de pessoas da linha de miséria e elevar outros milhões as classes C e B.

Essa nova classe média brasileira, com seuapetite voraz pelo consumo de bens e serviços, fez com que as indústrias dessem um salto em sua produção, expandindo divisas e gerando postos de trabalhos. Com o aumento da renda o trabalhador brasileiro passou a ter mais qualidade de vida e acesso produtos que anteriormente não era possível.

Um exemplo claro do reflexo positivo da economia brasileira é a imigração de pessoas deoutros países, vindo ao Brasil em busca de trabalho, desde trabalhadores para simples mão de obra, a profissionais especializados, pra suprir a carência em muitos setores do mercado. A falta de profissionais como, empregadas domesticas, trabalhadores da construção civil e serviços em geral, mostra a falta de trabalhadores para suprir a demanda por mão de obra especializada. O retorno de Brasileirosque trabalhavam no exterior e a diminuição do êxodo de habitantes da região nordeste do país, também são fatores que comprovam as condições de melhoria no padrão de vida no Brasil. Hoje o Brasil se encontra como um país emergente e uma das dez maiores economias do mundo e uma referência na América Latina.

A situação econômica Brasileira é o revés da situação econômica de outrospaíses que, anteriormente eram tidos como “países ricos”. Desde o final da última década os países principalmente da zona do euro vêm enfrentando uma grande crise econômica.

A má gestão da economia elevou a dívida pública de países como Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália a patamares nunca imaginados, causando fuga de capitais de investimentos, escassez de crédito e aumento dataxa de desemprego. Países que mantem relações comerciais com a união europeia também estão sendo afetados pela crise, pois, as exportações para a Europa tendem a diminuir.

No Brasil os reflexos da crise europeia não foram tão catastróficos quanto em outros países, graças a ações governamentais. Medidas como redução de impostos sobre produtos industrializados (ipi), principalmente emcarros novos e eletrodomésticos; redução nas taxas de juros, para facilitar o acesso ao crédito, foram fundamentais para aumentar o consumo pela população. Essas ações fizeram com que as indústrias aumentassem a produção para atender a grande demanda pelo consumo e com consequência aumentaram também os postos de trabalho movimentando a economia e melhorando as condições de vida da população. Osreflexos dessas medidas foram sentidos em todas as regiões.
No triângulo mineiro, região em que vivemos as melhorias são significativas e visíveis. O triangulo é uma das regiões mais ricas do estado de Minas Gerais, tendo uma grande participação na economia brasileira. A localização da região facilita bastante o escoamento da sua produção, e serve como corredor para ao escoamento daprodução de outras regiões do país.
Dólar subindo, investimentos externos no Brasil caindo. Essas são duas das consequências mais evidentes da crise Greco-europeia na economia brasileira, apontadas por um dos mais experientes economistas brasileiros, o ex-ministro Rubens Ricupero, atualmente diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo.
Naterça-feira, 22, Ricupero fez ao Jornal Opção uma análise rápida da crise na Europa e seus efeitos na economia brasileira, considerando também as últimas medidas do governo para estimular o consumo, na tentativa de evitar que o Produto Interno Brasileiro (PIB) cresça menos que 3% este ano. “É muito difícil prever o que vai acontecer no Brasil no curto prazo. Mas o fato é que a influência já está...
tracking img