A Crise do CD

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A Crise do CD

A indústria fonográfica vem passando por uma interminável crise em busca de alternativas para superar a queda nas vendas de CD’s e DVD’s
A revolução tecnológica é o principal motivo desta crise, trazendo com ela, infinitas possibilidades de reinventar o que a indústria produz.

Inovação é a palavra que não sai da mente dos gestores da indústria fonográfica e com certeza é esseo desafio e o objetivo dessas organizações, diante das grandes mudanças sofridas em seu sistema.

Matérias relatam que a crise da indústria fonográfica, apesar da busca contínua de novos negócios e adequação às novas tecnologias, teve início por volta do ano 2000, com o surgimento de mídias alternativas. Movimento muito similar o que ocorreu no final da década de 80, onde os CD estavam chegandoao mercado para competir com os Discos de Vinil e a Fitas Cassetes, com o visual futurístico e com a promessa de qualidade superior e tecnologia de som digital.

“Os números oficiais da International Federation of the Phonographic Industry (IFPI) espelham como nada o que se passa: em 1999, a indústria da música em CDs bateu todos os recordes e faturou, no mundo todo, 38 bilhões de dólares. Apartir daí, começou a queda, que se estendeu até o ano passado, quando dos 38 bilhões do pico atingido o faturamento desabou para 16,5 bilhões...” (Setti, 2013)

Os Principais motivos que levaram a essa mudança foram:

 Venda de música digital pela internet
 Pirataria
 Downloads ilegais
 Falta de adaptação ao cenário novo

A interferência do mundo digital e visível de tal maneira aponto de fazer com que este setor reinventasse a forma de lidar com seus produtos e estratégias.

No contexto atual, quais são as estratégias que valem a pena ser
desenvolvidas? De onde vêm essas alternativas? Por que são estratégias promissoras?

Quais novidades oferecem? O que ainda falta ser desenvolvido? Quais são os novos elementos a serem focados?

Desenvolvimento
As matérias relatamsobre a crise das indústrias fonográficas, início dos anos 2000, com tendência de extinção no mercado dos CDs.

Temos como principais causas dessa crise:

 Venda de música digital pela internet
 Pirataria
 Downloads ilegais
 Falta de adaptação ao cenário novo

Podemos acrescentar a isso também a mudança no comportamento do consumidor.

Reality shows em busca de novos talentos estãoem moda, acreditamos que isso não ocorre somente porque o público está carente de novos talentos, está pouco fiel (nenhum artista ou banda consegue ficar muito tempo no topo do sucesso).

“Os números no Brasil sobre o consumo de música têm mudado de perfil, segundo Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), acompanhado essa tendência mundial

Mercado Brasileiro em 2012, comparandoos formatos de CD, Vídeo (DVD/BlueRay) e Formato Digital.



Pela 1ª vez o CD deixou a metade da sua preferência, caindo 12% as vendas sobre o ano anterior.

Os DVDs e BlueRays houve queda de 5%.

O destaque positivo são os formatos digitais. Formado por diversas alternativas que vão de Downloads, Telefonia, Streaming (radios virturais) e Streaming Video (Exemplo: YouTube). Tendo umfaturamento de R$ 60 milhões(2011) para R$ 111 milhões(2012) um crescimento de 83% e participação de 28% do consumo de musica no Brasil.”(ABPD, 2012)



 Levando em consideração a teoria dos sistemas:

“O organismo é um todo maior do que a soma das partes” L. V. Bertalanffy, se comparado com a indústria fonográfica, podemos observar que todas as áreas foram afetadas de alguma forma, Os impactos foram sentidos em todos os níveis:

Recursos Materiais:

Levando em conta a queda nas vendas e a mudança da forma como era vendido a música, toda estrutura foi modificada, desde a gravação até a entrega do cd.

“O ambiente digital permitiu que a produção e a distribuição do conteúdo também fossem feitas de forma diferenciada. Sem a necessidade de estruturas físicas de...