A CRISE DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA SOLU O PELO DI LOGO E PELA DESOBEDI NCIA CIVIL

6944 palavras 28 páginas
A CRISE DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: SOLUÇÃO PELO DIÁLOGO E
PELA DESOBEDIÊNCIA CIVIL
THE CRISIS OF REPRESENTATIVE DEMOCRACY: SOLUTION BY DIALOGUE AND
BY CIVIL DISOBEDIENCE
José Filomeno de Moraes Filho1
Luciano Tonet2

RESUMO
Análise de aspectos da crise da democracia representativa no Brasil. Estudo do sistema representativo com críticas a democracia grega e o desrespeito a minoria em uma democracia pura. Expõe a contribuição de pensadores clássicos como Rousseau para a democracia representativa e Sieyès para a soberania. Faz referências aos estudos de Locke e Montesquieu, como também aos federalistas e a constitucionalização da representação e da divisão dos
Poderes. Apresenta a crise da representação no Brasil com alguns exemplos como a posse no
Poder Legislativo de suplentes e a proposta de emenda constitucional número 33. Conclui com a possibilidade de superação da crise pela técnica do discurso ou rede dialógica do povo com os seus representantes e, por fim, com a invocação do direito de resistência e a desobediência civil.
Palavras-Chave: Sistema Representativo; Constitucionalização da representação; Discurso;
Rede dialógica; Direito de resistência; Desobediência civil.
ABSTRACT
Analysis of aspects of the crisis of representative democracy in Brazil. Study of representative system with criticisms of Greek democracy and disrespect the minority in a pure democracy.
Exposes the contribution of classical thinkers as Rousseau for representative democracy and
Sieyès for sovereignty. Makes references to studies of Locke and Montesquieu, as well as the federalists and constitutionalization of the representation and the division of powers.
Presents the crisis of representation in Brazil with examples such as possession of alternates in the legislative branch and a proposed constitutional amendment number 33. Concludes with the possibility of overcoming the crisis by the technique of speech or dialogical network of people with their representatives and, finally, with

Relacionados