Raimundo Girão Fichamento pdf

1163 palavras 5 páginas
GIRÃO, Raimundo. Evolução Histórica Cearense. Fortaleza, BNB. ETENE, 1985. P. 69 a
80.

“A história de Martim Soares Moreno, o fundador do Ceará, deve começar narrada por ele, com a sua “Relação do Ceará”, escrita em 1618 e em Lisboa.” (P. 69).
“Sendo de pouca idade, passei ao Brasil pro Soldado, em companhia do Governador Diogo
Botelho, logo que cheguei a Pernambuco, fui com o Capitão-mor Pero Coelho de Sousa a descobrir e conquistar a Província de Jaguaribe e Seará e Mel Redondo, servindo de soldado, onde tivemos muita guerra com aqueles índios que eram infinitos e tinham muitos franceses em sua companhia.” (P.69).
“Neste percurso de tempo aprendi muita parte da língua daqueles índios e travei com eles amizades particular.” (P. 69).
“E sendo no ano de 1611, cheguei a Seará com 6 homens a minha companhia e um Clérigo, onde fui muito bem recebido, logo a poucos dias fiz igreja e com retábulos que levei, se disse missa e fizeram muitos índios cristãos.” (P.70).
“De tudo avisei o Governador D. Diogo de Menezes e com meu aviso escreveu ao Conselho da Índia o que passava, e os Senhores do Conselho mandaram que eu fizesse a jornada e conquista dos ditos rios do Maranhão, e me mandou que eu fosse descobrir os ditos rios, e sendo no ano de 1603 fui em um pequeno barco fazer o dito descobrimento, levando os índios que comigo haviam ido falar, os quais eram muito práticos naquela costa.” (P. 70).
“E, não sabendo que estavam os franceses povoados ali, me confessei e sem falta fora morto se um índio não me avisara que se veio comigo a esta cidade, e com o dito aviso dei a vela, não fazendo agravo a nenhum daqueles índios, antes feito prática que dali a um ano tornaria com muita gente a povoar aquelas terras, neste tempo já os franceses tinham tomado a barra por onde eu havia de sair.” (P. 71).
“Seará está a 100 léguas da Capitania do Rio Grande para o Leste e em todas estas léguas não há um palmo de terra que se possa povoar, nem que dê mantimento por nenhuma maneira,
tudo

Relacionados

  • História do Ceará
    20145 palavras | 81 páginas