A contagem do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO



Disciplina: Metodologia do Ensino de História
Ano: 4º ano
Tema: Unidades de tempo
Conteúdo: A contagem do tempo

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Conhecer a contagem do tempo da sua origem até os dias de hoje
* Localizar e interpretar, em um texto historiográfico, jornalístico ou documento de época, estas medidas de tempo.
* Representaras medidas de tempo

3 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Introdução do conteúdo
* Faremos um diálogo com a turma para saber o conhecimento que eles já têm sobre a contagem do tempo e partindo disso iniciaremos nossa explicação.
Desenvolvimento do conteúdo
* Apresentaremos a historia da contagem do tempo até os dias de hoje
* Explicação das atividades

Aplicação do conteúdo
*Atividade I: Interpretando o tempo do fato ocorrido: Cada aluno receberá um texto para localizar o tempo do fato ocorrido.Em seguida discutiremos os pontos levantados oralmente e com o acompanhamento deles no quadro.
* Atividade II: Representando as medidas do tempo: Onde a turma será dividida em quatro grupos para fazer um desenho, representando milênio, século, década, ano, mês, dia. Nãovale fazer um calendário, eles devem usar a imaginação para tentar representar essas medidas de tempo.

4 RECURSOS
* Atividades fotocopiadas
* 4 cartolinas
* Giz de cera
5 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA
Grécia antiga .Disponível em : http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0194 .Acesso e,m 26 de ,maio de2012 8:45

O sistema de contagem do tempo.Disponível em:http://rc-historiauniversal.blogspot.com.br/2009/03/o-sistema-de-contagem-do-tempo.html acesso em :26 de maio de 2012 as 21:00

Resenha do livro organizado por Vera Lúcia Sabongi De Rossi e Ernesta Zamboni (Campinas: Alínea, 2003). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302003000400019&script=sci_arttext,

6 ANEXO

Anexo I

Historia da contagem do tempo ate os dias de hoje

* Anecessidade de contar o tempo surgiu durante o Neolítico, quando os primeiros agricultores notaram a importância do exato conhecimento das estações do ano para o sucesso de suas plantações. A partir daí, cada cultura desenvolveu seu próprio sistema de contagem do tempo.
* O calendário atual, estabelecido em 1582, incorporou unidades de tempo de diferentes origens históricas.
* Os diversossistemas de contagem do tempo, fundamentados em maior ou menor grau em diferentes fenômenos astronômicos, são chamados de "calendários". O calendário moderno é do tipo solar e baseia-se no movimento descrito pela Terra em torno do Sol.
* A mais antiga divisão do tempo, o dia, definida pela alternância cíclica da luz solar e da escuridão da noite é, provavelmente, anterior a 8000 a.C.
* Maistarde surgiram os meses, definidos originalmente pelas fases da lua, e depois o ano, baseado no movimento aparente do sol e no ciclo das estações. O mais antigo calendário solar foi desenvolvido no Egito por volta de 2773 a.C. Esse calendário tinha 365 dias e era ainda usado pelos gregos do Egito Ptolemaico durante o Período Helenístico
* A divisão do mês em 4 semanas de 7 dias, invençãobabilônica baseado em conceitos astrológicos e desenvolvida no século VII a.C., foi adotada pelos romanos na época do Império, provavelmente no século I d.C.
* No século IV a.C., os gregos tomaram como base comum da contagem do tempo os jogos olímpicos, disputados a cada quatro anos.
* Hípias de Élis, de acordo com listas de vencedores das provas atléticas, calculou que a primeira Olimpíada teriaocorrido no ano que nós, modernos, chamamos de 776 a.C. Esse é o primeiro ano da 1ª Olimpíada. A partir dessa data, o tempo era contado de acordo com o número da Olimpíada e com os anos subsequentes. A batalha de Salamina ocorreu, por exemplo, no 1º ano da 75ª Olimpíada; para nós, isso se deu entre julho de 480 a.C. e julho de 479 a.C.
* Durante o Império Romano, contava-se o tempo conforme a...
tracking img