Agregados de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Agregados de construção civil são materiais com forma e volume aleatórios detentores de dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização. Os agregados com emprego constante na construção civil são a areia e a brita.
A denominação agregado temsubstituído o termo inerte, utilizado anteriormente por acretitar-se que esses materiais não tomavam parte nas reações de presa e endurecimento do cimento. Atualmente, sabe-se que eles podem influenciar nessas transformações, haja vista que têm propriedades influentes nesse caso, dentre as quais absorção, densidade e dureza, embora essa reatividade seja praticamente nula.
Neste trabalho aborda-sealém de de definições e classificações do agregado de concreto, sua devida importância na construção civil e a relação que se tem com o cimento.

2. Agregados de Concreto

2.1. Definição

Agregados são partículas de rochas relativamente inertes, com dimensões e propriedades variáveis entre as partículas. São basicamente a areia e a rocha britada.
Estes materiais que, no início dodesenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto e sabemos que além de sua influência benéfica quanto à retração e à resistência, o tamanho, a densidade e a forma dos seus grãos podem definir várias das características desejadas em um concreto.
Os agregados paraa indústria da construção civil são os insumos minerais mais consumidos no mundo. Tal segmento do setor mineral, produz matéria-prima mineral bruta ou beneficiada.
Minerações típicas de agregados para a construção civil são os portos-de-areia e as pedreiras, como são popularmente conhecidas. Entretanto, o mercado de agregados pode absorver produção vinda de outras fontes. No caso da areia, aorigem pode ser o produtor de areia industrial ou de quartzito industrial, ambas geralmente destinadas às indústrias vidreira e metalúrgica. No caso da brita, pode ser o produtor de rocha calcária usada nas indústrias caieira e cimenteira. Nestes casos, em geral, é parcela da produção que não atinge padrões de qualidade para os usos citados e é destinada a um uso que não requer especificação tãorígida.
As propriedades físicas e químicas dos agregados e das misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas (obras) em que são usados.

2.2. Classificações

Com relação ao tamanho dos grãos, os agregados podem ser divididos em graúdos e miúdos, sendo considerado graúdo todo o agregado que fica retido na peneira de número 4 (malha quadrada com 4,8 mm de lado) e miúdo o queconsegue passar por esta peneira.
A ABNT NBR 7211 fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNTde 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm. Define ainda agregado graúdo como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm.
Podem também ser classificados como artificiais ou naturais, sendo artificiais as areias e pedrasprovenientes do britamento de rochas, pois necessitam da atuação do homem para modificar o tamanho dos seus grãos. Como exemplo de naturais, temos as areias extraídas de rios ou barrancos e os seixos rolados (pedras do leito dos rios).
Outro fator que define a classificação dos agregados é sua massa específica aparente, onde podemos dividi-los em leves (argila expandida, pedra-pomes, vermiculita),...
tracking img