Agregados do Concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

MATERIAL AGREGADOS PARA COSNTRUÇÃO CIVIL

No concreto usado na construção civil, pode-se usar tanto as britas quanto os pedregulhos, conforme o caso. O importante é que sejam materiais de boa resistência, limpos e com granulação uniforme para que possam ser dosados de forma a obter uma massa de concreto econômica e com a maior resistência possível. Para isto, alguns cuidadossão necessários. Na tecnologia do concreto convencionou-se chamar de “Areia”ou “Agregado Miúdo” o material de pequena granulometria (menor que 5 mm) resultante da desfragmentação de rochas. No mesmo conceito, chama-se “Pedra” o material de granulometria acima de 5 mm, ou seja, as pedras são as “irmãs” maiores da areia. As pedras também resultam da desagregação de rochas, seja por processosnaturais, quando são chamadas de “Pedregulho” ou pela ação do homem, quando recebe o nome de “Pedra Britada”, devido ao processo usado na desagregação que é chamado de “Britagem”, feito pelas “Britadeiras”. Neste artigo, chamaremos de “Pedra” todo o agregado graúdo, tanto abrita como o pedregulho

Os agregados para indústria da construção civil são os insumos mais consumidos no mundo. Dessa forma, osagregados são matérias granulares, sem e volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos.
Com relação à origem, podem ser chamados de naturais e artificiais. Naturais são os materiais que forem extraídos em sua forma fragmentar, sendo está, a forma que seencontra do material na sua área fonte. Como exemplo de agregados naturais tem: areia e cascalho. Artificiais são os materiais que são extraídos em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentação, como a brita e areia britada.
Considerando a densidade, existem agregados leves (pedra-pomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita,magnetita...).
Quanto ao tamanho dos fragmentos, tem-se: agregados miúdos, os materiais com diâmetro mínimo superior de 4,8mm até diâmetro máximo de 0,075mm, especificada pela norma ABNT NBR 7211. Como exemplo de agregado miúdo tem: areias de origem natural, encontrada como fragmentos, ou resultante de britagem. Defini-se ainda agregado graúdo, ou pedregulho, os materiais com diâmetro mínimo de 4,8mme máximo de 152mm, especificada pela mesma norma citada anteriormente. Como exemplo de agregados graúdos tem: cascalho e brita.

AREIAS

A areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação argamassas para estruturas asfáltica, em filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.
As chamadas areias lavadas,possuem granulometria mais grossa e por isso são usadas na elaboração de argamassas para estruturas.
Areia é uma substância natural, proveniente da desagregação de rochas; possui granulometria variando entre 0,05 e 5 milímetros pelas normas da ABNT. Praticamente, todas as rochas são passiveis de resultar em areias pela desagregação mecânica. Dependendo da granulometria e grau de pureza, as areiastêm empregos específicos. Aquelas de baixo teor deferro são usadas na fabricação de vidros e na indústria cerâmica e refratária. As areias com alta concentração desílica se usam na siderurgia, para confecção de ligas ferro-silício. As areias mais grosseiras e com maior impurezase utilizam na construção civil.

A areia é comprada em volume, medido em Metros Cúbicos em pequenas obras, ou em númerode caminhões de entrega para obras maiores. A compra em caminhão traz um problema: Como saberemos se a areia veio compacta (o caminhão pesando bem) ou se ela esta solta, representando o caminhão cheio e dando uma falsa impressão?
A questão é que no porto de areia o caminhão é enchido e, durante o transporte, devido ao movimento e trepidação, a areia se adensa e perde água, diminuindo o volume...