A contabilidade no geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUCAO: 3

2 O QUE É A CONTABILIDADE? 4
2.1 QUAIS SÃO AS TÉCNICAS CONTÁBEIS? 4
2.1.1 Escrituração 4
2.1.2 Demonstrações 5
2.1.3 Auditoria 5
2.1.4 Analise de Balanços 5
2.2 A CONTABILIDADE EM OUTROS CURSOS 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10


1 INTRODUCAO:
Este trabalho tem como objetivo explicar os aspectos básicos da contabilidade e entender um pouco quais as áreasprincipais que envolvem a contabilidade.
Diante desse pensamento vamos começar tentando entender um pouco sobre o que é a contabilidade, quais seus principais conceitos e objetivos.
Após, vamos tentar entender qual é a sua ligação com as entidades no âmbito organizacional de uma empresa e, porque é importante o contador sempre manter-se atualizado.
2 O QUE É A CONTABILIDADE?
Contabilidade é aciência que estuda o patrimônio das entidades (empresas, cooperativas, organizações, etc.), suas variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos que afetam a natureza econômico-financeira de uma entidade ou mais.
Desta forma, conclui-se que a contabilidade é a soma de atos e fatos econômicos e financeiros e seu objetivo é trazer informações aosusuários, para que os mesmos possam analisar e interpretar as movimentações do Patrimônio da Entidade.
Estas informações possuem 3 (três) principais características:
• Informações Úteis;
• Informações Confiáveis;
• Informações Oportunas;

A Contabilidade tem o patrimônio das entidades seu objeto de estudo, cujo objetivo é revelar as mutações ao mesmo, trazendo desta forma, informações úteis à tomadade decisões.
Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.
2.1 QUAIS SÃO AS TÉCNICAS CONTÁBEIS?

As Técnicas Contábeis são o conjunto de procedimentos que tem por finalidade registrar, controlar, evidenciar, examinar ou criticar o patrimônio de uma entidade.
Ela se divide emquatro espécies:
2.1.1 Escrituração
É a técnica pela qual os fatos que ocorrem na entidade influenciando o seu patrimônio, ou seja, o registro dos fatos patrimoniais de forma contínua e metódica tendo como apoio a documentação relativa a estes fatos.
2.1.2 Demonstrações
São relatórios onde são agrupados e divulgados os fatos. Cada relatório é feito para atender a uma finalidade específica noprocesso de prestação de informações úteis, oportunas e adequadas, conforme a necessidade do usuário.
2.1.3 Auditoria
É o exame da "documentação contábil" obedecendo às normas especiais de procedimentos a fim de verificar se os demonstrativos apresentados representam com fidelidade a situação patrimonial. É a inspeção que se realiza sobre a escrituração contábil com a finalidade de verificar aexatidão dos fatos administrativos.
2.1.4 Analise de Balanços
Utilização de métodos e processos específicos na decomposição, comparação e interpretação do conteúdo das demonstrações contábeis para determinar a capacidade de pagamento da empresa, o grau de solvência, a evolução da empresa, a estrutura patrimonial e outros. Processo de transformação dos dados em informações úteis aos diversos usuáriosda informação contábil.
O Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade num determinado momento, suscetíveis de avaliação econômica.
As demonstrações contábeis são feitas através da DRE (demonstração do resultado do Exercício, do balancete de verificação e, posteriormente através do Balanços Patrimoniais que nada mais é do que uma analise de um determinadoperíodo de tempo do patrimônio.
Mas a contabilidade também necessita de outras ferramentas para poder existir dentro de uma entidade.
Em primeiro lugar deve existir a entidade, e, para que isso ocorra e ela consiga manter-se é preciso algumas organizações dentro da mesma.
É necessário que uma empresa possua uma estruturação, possua planos, metas, objetivos o que chamamos de missão e visão de...
tracking img