A confiança na clínica winicottiana

1794 palavras 8 páginas
Trabalho do 1º Semestre do curso de formação CWWCAMP

A CONFIANÇA NA CLÍNICA WINNICOTTIANA

Luiz Antonio Crecencio, 1º Ano de Formação, 2012 Índice:

- Introdução________________________________________ pág. 3
1 – Integração______________________________________ pág. 4 a 5 1.1 – A Conquista do tempo____________________________ pág. 5 a 7 1.2 – A Conquista do espaço___________________________ pág. 7 1.3 - A Conquista da realidade_________________________ pág. 8
- Considerações Finais_______________________________ pág. 9 a 10
- Bibliografia_______________________________________ pág. 11

Introdução:

Na prática psicanalítica a experiência clínica consiste numa relação intersubjetiva, centralmente atravessada por afetos ou seja, um espaço onde o acolhimento em termos de escuta do paciente em suas demandas, e que deve anteceder, muitas vezes, às possíveis interpretações. Nesse sentido, a preocupação prioritária é a construção de um ambiente confiável, onde as condições para possíveis integrações (ou reintegrações) em termos de tempo, espaço e realidade possam ser consolidadas. O foco, portanto, é a vida emocional e psíquica na complexidade que atinge a vida humana na sua forma específica de inserir-se na natureza, sem abdicar de sua potência criadora. A confiança, tema central deste trabalho, tem no pensamento de Winnicott uma importância essencial nas primeiras relações do bebê com seu ambiente, no sentido de promover a emergência de suas potencialidades de ser e estar no mundo.

Integração:

A conquista da integração depende da estabilidade do ambiente, ou seja, depende de que o ambiente seja confiável. Nesta fase ele é representado pela mãe ou pelo cuidador do bebê. No início da vida, o ambiente é o fator mais importante para o bebê realizar suas experiências para que os estados não integrados possam ser integrados.

Relacionados

  • Psicose Psicanalise
    1813 palavras | 8 páginas