A conciencia moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Consciência moral

Cada homem leva em seu coração uma lei. Por isto, com sua inteligência e vontade pode distinguir o bem e o mal, o justo e o injusto, o permitido e o proibido.
Para ajudar a esta luz interior da consciência, que às vezes é escurecida pelo pecado e as paixões, Deus deu os Dez Mandamentos, que servem para todos e para sempre, e são norma de felicidade e do bom andamento decada pessoa e da sociedade.
É necessário formar a consciência moral para que seja boa e segura.
O que é a consciência moral?
A consciência moral é um juízo da razão pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um ato concreto.
Como o homem sabe se um ato concreto é bom ou mau?
O homem sabe que um ato concreto é bom ou mau mediante sua consciência moral.
A consciência podeequivocar-se?
Sim, a consciência pode equivocar-se se não está bem formada, porque frente a um ato concreto poderia fazer um juízo errôneo contra a razão e a lei divina.
Como se forma a consciência?
A consciência é formada com o conhecimento da lei de Deus tal como a ensina o Magistério da Igreja, com a prática das virtudes, a oração, a petição de conselho especialmente no direcionamento espiritual e narecepção freqüente do sacramento da Penitência.

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação doponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:
1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.
Etimologicamentefalando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes. Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas.
Vários pensadores em diferentes épocas abordaram especificamente assuntos sobre a ÉTICA: Os pré-socráticos, Aristóteles, os Estóicos, os pensadores Cristãos (Patrísticos, escolásticos enominalistas), Kant, Espinoza, Nietzsche, Paul Tillich etc.
Passo a considerar a questão da ética a partir de uma visão pessoal através do seguinte quadro comparativo:
Ética Normativa | Ética Teleológica | Ética Situacional |
Ética Moral | Ética Imoral | Ética Amoral |
Baseia-se em princípios e regras morais fixas | Baseia-se na ética dos fins: "Os fins justificam os meios". | Baseia-se nascircunstâncias. Tudo é relativo e temporal. |
Ética Profissional e Ética Religiosa: As regras devem ser obedecidas. | Ética Econômica: O que importa é o capital. | Ética Política: Tudo é possível, pois em política tudo vale. |
Conclusão:
Afinal, o que é ética?
ÉTICA É ALGO QUE TODOS PRECISAM TER.
Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca...
© Copyright 2002 - Prof.Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.

1. O que são normas morais?
Portópicos:
   -  As normas morais são regras de convivência social;
   -  As normas morais obedecem sempre a três princípios:
o     auto-obrigação,
o     universalidade,
o     incondicionalidade;
    -  São sempre importantes, mesmo que não efectivamente cumpridas.
 
As normas morais são regras de convivência social ou guias de acção, porque nos dizem o que devemos ou não fazer e como o...
tracking img