A ciencia geografica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Geografia?

Definir o que é geografia não é uma tarefa fácil, problema que também é comum a outras ciências sociais. A geografia é uma importante ciência que nos ajuda a entender nosso planeta, estudar a terra e as relações entre está e o homem (sociedade) para compreendermos como os fenômenos físicos, biológicos e humanos variam no espaço. A geografia tem um padrão, ou seja, um modeloa ser seguido, para compreendê-la é preciso passar por um processo de aprendizagem e conhecimento espacial organizado nos dados pela ciência geográfica. Ela é como uma fotografia (recorte) do ESPAÇO GEOGRÁFICO sem movimento.
Em termos científicos há uma imensa controvérsia sobre o conceito de geografia, isto se baseia na indefinição do objetivo da ciência, ou melhor, nas múltiplas definiçõesque lhe são atribuídas.
Desse modo o que é Geografia? Podemos conceituar de inúmeras maneiras, mas, sobretudo temos que ter em mente que a Geografia nasce com o ser humano na perspectiva de sobrevivência, se há vida há geografia. O homem da pré-história tinha noção acerca do pensamento geográfico; como por exemplo: quando plantar, a hora certa da colheita, as técnicas de utilizar o solo. Assim:Antes, não se compreendia que os elementos informativos são o conhecimento bruto, constituem material para a ciência, mas não são a ciência. A acumulação informativa, que forjava eruditos, não levava a nada, em si mesma. Havia essencial diferença entre a extensão do conhecimento e a sua profundidade. (SODRÉ, Nelson Werneck. Introdução a geografia, Petrópolis, 1976, p. 7)

Percebemos que ageografia é compreendida por elementos palpáveis e não palpáveis, ou seja, por conhecimentos não e tão superiores a quantidade de elementos informativos, mas sim a qualidade coincidindo assim nessa extinção sobre a geografia, concluindo a mesma percebemos nessa definição que a geografia é tempo e espaço baseada na vida em uma produção de informações de conhecimentos.
Concluindo o que é a geografiatambém perpassa no campo das divisões, como:

Esta divisão da ciência em vários campos do conhecimento foi o resultado tanto do alargamento do conhecimento cientifico, tornando difícil a uma pessoa dominar todo o seu campo, como faziam os sábios da Grécia, como do domínio da filosofia positivista, cada vez mais proeminente com a expansão do capitalismo, visando formar especialistas que entendamo mais profundamente possível de áreas cada vez mais restritas. (ANDRADE, Manuel Correia de.Geografia ciência da sociedade, São Paulo, 1987, p. 11)

Esse alongamento poderia se envergar na evolução do pensamento sobre a geografia nos campos, tanto no cotidiano como no conhecimento cientifico, pois a resposta para o que é geografia não e respondida por um individuo sozinho, ou seja, por umconjunto no qual perpassa a coletividade nas diversas maneiras de compreender. Também as influencias da geografia como no modo de produção capitalista que de certa maneira foi crucial no seu apogeu. A geografia é saber falar e ouvir.

4 - A História da Geografia

A história do pensamento geográfico é a área que se dedica ao estudo da evolução do pensamento e conhecimento geográfico e que buscaentender os paradigmas e epistemologias que norteiam a geografia desde sua sistematização como ciência. O resgate e surgimento do homem na terra são utilizados para possibilitar a sobrevivência humana.
Os primeiros indícios de uma preocupação com a distribuição dos fenômenos surgiram desde os primórdios da humanidade. Vivendo em grupos que se deslocavam continuadamente à procura de meios desubsistência ou em atividades guerreiras, sentiu necessidades de conservar informações sobre caminhos percorridos e de transmiti-las aos outros.
Ao falarmos em povos primitivos, considerando-os como os que viveram na pré-história, vemos que eles, mesmo sem possuírem a escrita, transmitindo os conhecimentos através da versão oral e dos desenhos em rochas em cavernas, passadas de geração a geração...
tracking img