A cidade do sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica
A Cidade do Sol
Tommaso Campanella

Campanella teve importante influencia para a filosofia, com forte envolvimento social, teológico e político em Stilo na Itália, onde nasceu em 1568, foi batizado como Giovan Domenico, com quatorze anos de idade, alterou o seu nome para Tommaso Campanella em homenagem a São Tómas de Aquino. Ao longo de sua história, iniciou na atividadepolítica tentando organizar uma conspiração contra o despotismo espanhol. Isso o levou ao cárcere, onde permaneceu por vinte e sete anos. Libertado em 1626, seguiu para Roma, onde foi bem recebido pelo papa Urbano VIII. Logo, porém, tornou-se alvo de novos ataques e, perseguido, foi obrigado a fugir para a França. Morreu em Paris, em 1639.
A Cidade do Sol obra de marco popular na fase filosófica daépoca, escrita em 1623, descreve a visão de uma cidade ideal.
O frei dominicano Tommaso Campanella descreve uma sociedade pautada no naturalismo e guiada por princípios divinos, onde a propriedade privada e a família não poderiam existir, para ele, os bens individuais deveriam ser de uso coletivo.
Frei Campanella, registra em sua obra uma cidade imaginária perfeita, onde seus governantesimperavam em sintonia perfeita e harmônica para o bem de todos. O conteúdo da história é um diálogo entre o grão mestre da ordem dos hospitalários e um almirante genovês, as aspirações de uma cidade capaz de abranger todos os homens e de solucionar de maneira radical a passividade entre seus habitantes.
Campanella descreve uma cidade do Sol, onde em uma planície nasce uma vasta colina e no alto erguese uma cidade, como se fosse uma fortaleza um império. Nessa demonstração, o autor enfatiza que a cidade é o centro, que os governantes concentram-se no topo, para servir o povo, mas que embora os governantes estejam no topo nunca estarão acima do Sol.
Nessa cidade do Sol, descrita pela mente lúdica e filosófica de Campanella, as pessoas viviam em sua plenitude, onde prosperavam a qualidade devida e a longevidade. Ele focava a organização do trabalho, onde as pessoas só executavam seu trabalho por um período de 6 horas, ficando com o restante do tempo livre para atividades práticas lúdicas e intelectuais.
Campanella criou uma ficção acerca da realidade em sua obra a cidade do Sol, misturando fantasias e ilusões, sonhava e idealizava uma sociedade igualitária e perfeita.
Até no ato deperpetuação da espécie humana, ele idealiza a perfeição, os humanos eram selecionados para cruzamento tão cuidadosamente quanto os animais domésticos. Os magistrados indicavam os casais escolhidos para ter relações sexuais: "uma mulher grande e bela se une a um homem robusto e apaixonado, uma gorda a um magro, uma magra a um gordo, e assim, com sábio e vantajoso cruzamento, moderam-se todos osexcessos", Campanella discorre com total devaneio, como se os homens tivessem que adequar os princípios de caráter, forma e beleza, para que os seres fossem completos.
Na concepção do autor, mulheres tinham que ser naturais, qualquer ato contrário quanto a beleza da mulher, a mesma sofreria pena capital.
Mas, essa ideia de formar seres humanos perfeitos, Campanella julga ser o fator primordial para asociedade igualitária. Sociedade essa, pautada em utópica, da qual ele gostaria de ter vivido.
Quando o autor diz Cidade do Sol, é porque ele quer expressar o Sol como astro rei, que nasce para todos.
A obra nos remete a pensar em uma sociedade democrática, onde todos os cidadãos sejam tratados de forma justa e igualitária, não ficando os bens concentrados nas mãos de poucos.
De certa forma,os sonhos retratados por Campanella são vivenciados nos dias autuais, quando o homem impõe praticas de soluções para as questões ecológicas, sociológicas e política, neste contexto, está agregando tecnologias ao naturalismo. Em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.

A utopia de Campanella foi a primeira a enfatizar a prosperidade resultante das técnicas e as artes, mas sem...
tracking img