A caverna de platao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Samba (dança e música)
Tudo começou na década de 20, nos salões cariocas de dança. Esses points eram conhecidos como gafieiras, que vem de gafe (muitos frequentadores dançavam de qualquer jeito, cometendo, segundo os mais tarimbados, uma série de gafes). O ritmo é o samba e também o chorinho.
A palavra samba surgiu de vários elementos africanos e o samba do Rio de Janeiro surgiu do batuqueafricano, de Angola e do Congo. Antes do surgimento do samba propriamente dito, se dançava o batuque africano em filas ou em rodas com o ritmo sendo acompanhado por palmas. Desde o século XVII já se dançava ao ar livre, danças de origem provavelmente portuguesa, que com a influência negra deu origem a danças rurais que recebiam o nome de xiba, no Rio de Janeiro, cateretê, em Minas Gerais e fandangonos estados do sul.
Depois da abolição da escravatura, no final do século XIX, se formaram basicamente duas vertentes do samba, a primeira na Cidade Nova/Praça Onze, onde nomes como Pixinguinha e Donga estavam presentes. Esse samba tinha uma grande influência do maxixe, e desse samba surgiu posteriormente o samba dançado a dois, o samba de gafieira. Que foi a mistura do maxixe com outras dançaseuropéias.
A segunda vertente foi a que subiu o morro, levada por problemas sócio-econômicos da época, onde deu origem, entre outras coisas, às escolas de samba, e na forma dançada, ao samba-no-pé. Foi nessa vertente que a percussão, oriunda do batuque africano, se fez mais presente.
Características - Os pares percorrem rapidamente todo o salão, executando vários movimentos com uma das pernasfora do chão (os cortes), influenciados pelos dançarinos do tango. É uma dança repleta de giros.
Trilha sonora - Todos os grupos de samba e de chorinho. Sucessos como "Flor de Liz" (Djavan), em arranjos mais modernos caem como uma luva. Atualmente usa-se dançar o samba ao som de músicas chamadas de samba-funk como as trilhas do grupo Clube do Balanço, Paula Lima e outros.
Samba (música)
Emborase aceite como primeiro Samba a composição intitula Pelo telefone, gravada em 1917, antes pela banda da Casa Edison, e logo depois pelo cantor Baiano, verdade é que, quando Ernesto dos Santos, o Donga (1891-1974) e seu parceiro Mauro de Almeida fizeram o Brasil inteiro cantar, ainda meio na base do maxixe "O chefe da folia/Pelo telefone/Manda me avisá/Que com alegria/Não se questione/Para sebrincá...", o ritmo do Samba já andava havia bem meio século requebrando em muito batuque de negros.
O primeiro a afirmar que, para levantar a história do Samba, era preciso também estudar a sua pré-história, foi o radialista Henrique Foréis, o Almirante, que numa entrevista declarou: "Muito antes do nome (Samba) aparecer como designação de gênero de música, o ritmo já existia, desde o tempo deImpério. Ali por volta de 1870 havia várias cantigas em forma de Samba, embora não se usasse essa denominação que, tivessem aparecido antes de 1917 - época em que surgiu a primeira composição com o nome de Samba - se chamariam polcas, tangos, lundus, chulas, jongos, etc.".
Um levantamento na área da criação popular, desde meados do século XIX (pois de fase anterior não resta qualquer documento) mostraque Almirante estava com a razão. Recolhidas por folcloristas em pontos longínquos do Brasil como sobrevivência, na tradição oral; anotadas precariamente em partituras ou, ainda, registradas por cantores pioneiros do início deste século, em fanhosos discos de gravação mecânica, várias canções e estribilhos soltos revelam aos ouvidos incrédulos que, de fato, quando a palavra "Samba" ainda designavaapenas "Baile do Povo" - já eventualmente se cantava e se dançava o que viria a ser o Samba.
E isso é compreensível. Como os negros e mestiços se reuniam para dançar em rodas de Batuque também chamadas de Samba, o ritmo que nelas se dançava (e logo os estribilhos ao som de palmas e percussão que nessas rodas se criavam) acabariam mesmo originando constantes que, pela repetição, viriam a se...
tracking img