Steel frame

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Equívocos sobre a construção a seco

Mesmo com os exemplos cabais de construção a seco encontrados em diversos países, e mais notadamente naqueles onde as intempéries forçaram grandes investimentos e o uso da alta tecnologia para salvar vidas mediante terremotos- hoje disponível na construção civil - no Brasil, muitos profissionais das áreas de arquitetura e engenharia caminham na contramãodessa realidade e, por desconhecimento, desqualificam sistemas como o light steel framing, cuja denominação é comumente chamada de steel frame ou construção a seco. Ainda são muitos os preconceitos e equívocos frente a essa alternativa construtiva que é realidade há muito tempo no Canadá, Estados Unidos e Austrália, e começa a trilhar o caminho da maturidade no país com o crescimento do número deobras industriais e residenciais.

Os sistemas construtivos precisam ser tratados com celeridade, especialmente num momento em que o planeta se assusta com os fenômenos climáticos e com as respostas que têm sido dadas pela natureza ao aquecimento global. Não há mais como negar os apelos por uma atitude em defesa da preservação ambiental abraçados e divulgados por entidades e grandes pensadores, 20,30 anos atrás. O Haiti, um país mutilado pela força de um terremoto, apresenta números que não deixam dúvidas: mais de um milhão de pessoas estão desabrigadas, e o número de mortos, ainda não fechado até hoje, dois meses depois do fenômeno, pode atingir a casa dos 100 mil.

No Brasil, em menor proporção, mas nem por isso menos importante, as enchentes forçam mudanças de comportamentos, tantodos organismos públicos - governos estaduais, municipais e federal - como de cada um de seus habitantes, mas é preciso incluir neste rol, com destaque especial, os profissionais de arquitetura e engenharia. As mortes estampadas nos noticiários têm duas causas primordiais: as chuvas em excesso, os ventos, enfim, fizeram vítimas fatais que morreram afogadas, por conta do transbordamento de rios ecórregos ou pelos deslizamentos de terra e encostas que levaram junto as moradias de famílias inteiras. Resguardada a discussão sobre a ocupação irregular, que mereceria um artigo à parte, outras ocorrências não faltam nos últimos anos, mas neste verão de 2010, principalmente, elas atropelam a busca de respostas mais eficazes para a proteção da natureza e da vida, porque não frisar.

Hoje, ossistemas construtivos são colocados à prova e parto desse ponto específico - o uso do steel frame em construções sujeitas às intempéries - para esclarecer dúvidas que ainda cercam o sistema, considerado por muitos erroneamente como uma estrutura frágil frente à obsoleta alvenaria. Isso não é verdade, e quanto mais rápido o Brasil esclarecer a questão e envolver novos personagens e instituições paratornar essa opção ainda mais utilizada, a qualidade e os benefícios proporcionados por esse sistema construtivo poderão ser compartilhados por um número maior de pessoas. Basta dizer que hoje, apesar das cobranças de siglas como o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), nem mesmo a Caixa Econômica Federal (CEF) dispõe de um corpo técnico especializado para abalizar financiamentos de projetosdeste sistema construtivo.

Muitos técnicos e empreendedores acreditam, equivocadamente, que o steel frame é uma construção seca frágil. Isso é mito. Diferentemente de um imóvel em alvenaria, esse tipo de sistema construtivo utiliza somente produtos padronizados, que atendem a rígidos controles de qualidade, e pode ser empregado em prédios com até quatro andares. Enquanto no Brasil um tijolo podeser adquirido sem qualquer certificação oficial, os produtos diferenciam-se por atenderem aos padrões internacionais e são em sua maioria certificados pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Falcão Bauer Centro Tecnológico de Controle de Qualidade.

Resultado da união de perfis leves de aço galvanizado, painéis de gesso acartonado, lã de rocha e placas cimentícias, o modelo é...
tracking img