A casa fechada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Dona Sinfonia estava na janela observando a casa que estava fechada, mas fingia estar ali pra tomar um ar por estar com dor de cabeça. Ali na soleira da porta da agência dos correios estava JoaquimAguaceiro, que também observava a casa. Um mendigo estava sentado debaixo do lampião e um pescador que acabava de deixar uma carta para ser enviada a seu filho que estava em outra cidade e não mandavanoticias a um bom tempo.

Logo estes que estavam ali começaram a falar do acontecimento da casa vizinha. O moleque que trabalhava no correio estava escondido nos fundos da tal casa a fim de ouviralguma coisa, mas estava tudo fechado e escuro. Não demorou e dona Eudóxia, a agente do correio, apareceu na porta, ofereceu um café e todos ficaram ali sentados esperando que Maria das Dores saísse dacasa. O boato que corria era o de que ela ia tomar o trem das sete.

Depois chegou dona Ricota fingindo não saber do caso, mesmo já tendo ouvido a história duas vezes pela boca de Geraldinho. Todosestavam ali esperando Maria das Dores passar.

Por último chegou Geraldinho. Dona Ricota pediu que ele contasse o caso, falou que não prestara atenção quando viu ele contar pra outras pessoas. Entãoele repetiu a história pro grupo. Ele estava passando pelo beco às onze horas e viu um vulto pulando dentro da casa e depois sair correndo pela porta e sumir. Depois viu Matias pegar a esposa eexigir o nome do fugitivo. Pegou o chicote e batia nela, queria o nome do amante. Ela chorava baixo pra não acordar os filhos, mas com o tempo as chicotadas começaram a tirar sangue e aí ela gritou, masnão falava o nome do outro. Matias falou que se não falasse o nome ia embora e nunca mais ia ver os filhos, mas ela continuava em silêncio. Ele batia e chorava até que os filhos acordaram porque a mãecomeçou a gritar mesmo. Ela não disse o nome do amante e era por isso que partia no trem das sete.

As mulheres sentiram por ela um pouco de dó, mas os homens não. Achavam Matias até bondoso porque...
tracking img