A cartomante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Narrador : Primeira e Terceira pessoa.
Personagens : Embora a trama gire em torno de 4 personagens principais Vilela, Camilo, Rita e a cartomante (incógnita), existem outros personagens que nãoparticipam diretamente na trama, mas suas participações são determinantes no enredo da história.

A morte da mãe de Vilela, que é uma personagem secundária tem papel fundamental no envolvimento amorosodos personagens Camilo e Rita.
Espaço: O desenrolar do conto ocorre em dois espaços: um interno ( a casa do Vilela - onde ocorre o assassinato e as conversas ) e outro externo: as ruas do Rio deJaneiro.
Tempo: A história começa numa Sexta-feira de novembro de 1869.
Enredo: A cartomante é a história de Vilela, Camilo e Rita envolvidos em um triângulo amoroso e a cartomante, que pode serconsiderada outra personagem devido a sua grande influência no conto. A estória começa numa sexta-feira de novembro de 1869 com um diálogo entre Camilo e Rita. Camilo nega-se veementemente a acreditar nacartomante e sempre desaconselha
Rita de maneira jocosa. A cartomante está caracterizada neste conto como uma charlatã, destas que falam tudo o que serve para todo mundo. É um personagem sinistro, queapesar de não ter nem o seu nome revelado (característica machadiana), destaca-se como um personagem que ludibria os personagens principais. Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seusproblemas e angústias. Camilo, já no fim do conto, quando está prestes a ter desmascarado seu caso com Rita, no ápice de seu desespero, recorre a esta mesma cartomante, que por sua vez o ilude da mesmaforma como ilude todos os seus clientes, inclusive Rita. A mulher usa de frases de efeito e metáforas a fim de parecer sábia e dona do destino de Camilo, este que sai de lá confiante em suas palavras eque, ao chegar no apartamento de Vilela, encontra Rita morta e é morto a queima roupa pelo amigo de infância, que já está sabendo da traição da esposa e o esperava de arma em punho.

Mensagem:...
tracking img