A cartografia da paisagemca

450 palavras 2 páginas
A DINÂMICA DA PAISAGEM
Admite-se a paisagem como uma entidade global, implicitamente que os elementos que a constituem participam de uma dinâmica comum que introduzem a obrigatoriamente a evolução de cada um dentre eles separados. Somos levados a procurar os mecanismos gerais da paisagem em particular no nível dos geosistema e dos geofácies. O “sistema de erosão” de A. CHOLLEY inspirou diretamente esta ordem metodológica. Passar-se-ia assim de um fato estritamente geomorfológicos à noção mais vasta, mais completa e, sobretudo mais geográfica, de “sistema geral de evolução” da paisagem.
O exemplo de geosistema “mediterrâneo” da Baixa Liebana e do geosistema hiperoceânico das Sierras Planas (domínio cantábrico, região dos Picos de Europa).. Os ravinamentos e os desnudamentos das vertentes são freqüentes na Baixa Liebana. As causas são primeiramente geomorfológicas. A situação é agravada pelo sistema de valorização antrópica que multiplica os desmatamentos, os incêndios e a degradação das florestas claras, dos “maquis” e das “garrigues”.

Os solos

São descontínuos e mal evoluídos. A geomorfogênese condiciona então a dinâmica de conjunto desse geosistema e domina o“sistema de evolução” da paisagem. Nas Sierras Planas os pastores asturianos destruíram a floresta para aumentar as áreas de pastoreio. A pedogênese tem aí um papel essencial e bloqueia atualmente a dinâmica geral da paisagem. Cada um desses geosistemas possui então um sistema de evolução diferente.

Sistema de Evoulução

Sistema de evolução de uma unidade de paisagem, de um geosistema, por exemplo, reúne todas as formas de energia, complementares ou antagônicas que, reagindo dialeticamente umas em relação às outras, determinam a evolução geral dessa paisagem. O sistema geomorfogenético tal qual o compreendem os geomorfologistas modernos que insistem no seu caráter “dinâmico” e “bioclimático” (J. TRICART);

A dinâmica biológica que intervém ao nível do tapete vegetal e dos solos. Ela é

Relacionados