A camada de enlace e redes locais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Camada de Enlace e Redes Locais
* Os Serviços Fornecidos pela Camada de Enlace
Um protocolo de camada de enlace é usado para transportar um datagrama por um enlace individual. O protocolo de camada de enlace define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidades do enlace, bem como as ações realizadas por esse nós ao enviar e receber pacotes. Podemos Dizer que sua principalfunção é Detectar e, opcionalmente, corrigir erros que possam acontecer no nível físico. É responsável pela transmissão e recepção de quadros e pelo controle de fluxo. Ela também estabelece um protocolo de comunicação entre sistemas diretamente conectados. Alguns Exemplos de Protocolo: Ethernet, 802.11 para LANs sem fio, token ring e PPP.

* Implementação da Camada de Rede

Na maior parte,a camada de enlace é implementada em um adaptador de rede, por vezes também conhecido como controlador de interface de rede (NIC). No núcleo do adaptador de rede está o controlador da camada de enlace, normalmente um único chip de sistema especial, que implementa vários serviços da camada de enlace (enquadradamento, acesso al enlace, controle de fluxo, reconhecimento de erros etc). Dessa formamuito da funcionalidade do controlador da camada de enlace é implementado em Hardware.

* Protocolos de Acessos Aleatórios
Slotted ALOHA
Bem, Podemos Considerar esse protocolo, como um dos mais simples. Nesse protocolo, o tempo de transmissão é dividido pelo número de quadro formando intervalos, de fato que um intervalo é igual ao tempo de transmissão de um quadro. Cada nó conhece o iníciodo intervalo. Em cada colisão, todos os nós identificam a mesma antes mesmo do término do intervalo. Quando um nó tem algum quadro para enviar, ele espera até o início do próximo intervalo e o envia, se for detectada colisão, ele espera um tempo aleatório e envia novamente. Note-se que quando um nó quer enviar um quadro ele o envia no primeiro intervalo que aparecer e, se não tiver colisão e forpreciso o envio de outro quadro, o nó o fará no próximo intervalo, até que termine os quadros ou que haja uma colisão e tenha que esperar um tempo aleatório. A "chave" desse protocolo é que se vários nós estiverem enviando, os intervalos que houver colisões serão desperdiçados e certos intervalos não serão utilizados, porque o tempo aleatório citado acima tem um caráter probabilístico. Portanto estenão é um protocolo tão eficiente para uma rede com muitos nós enviando, sempre, informações.
ALOHA Puro
O Slotted ALOHA precisa que seus nós sincronizem as transmissões de acordo com os intervalos. Porém o primeiro protocolo ALOHA, chamado de ALOHA Puro era descentralizado. Quando um quadro chega à camada física para ser enviado, ele o é imediatamente. Então, se houver colisão, um tempoaleatório é esperado para enviar novamente.

CSMA (Acesso múltiplo com Detecção de Portadora)

Resumidamente podemos falar de cara das Duas regras importantes para uma boa conversação entre seres humanos:

. Ouça Antes de Falar
Que levando para o mundo das Redes podemos traduzir para: Detecção de Portadora ( Um nó ouve o canal antes de transmitir ). Se alguém começar a falar ao mesmo tempo de você, pare de falar
Levando para o mundo das Redes: Detecção de Colisão ( Um nó que está transmitindo ouve o canal enquanto transmite)

Como eu disse antes, essas duas regras estão ligadas ao CSMA(Acesso múltiplo com detecção de Portadora) ; e também ao CSMA/CD(CSMA com Detecção de Colisão)
CSMA/CD
Resumidamente (CarrierSense Multiple Access with Collision Detection) é o sistema de gerenciamento de tráfego que garante o funcionamento das redes Ethernet. As redes Ethernet utilizam uma topologia lógica de barramento, isto significa que mesmo ao utilizar um hub, as estações comportam-se com se estivessem todas ligadas a um único cabo. Isso simplifica a transmissão de dados e barateia os equipamentos, mas em...
tracking img