A caca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]

CURSO DE COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
AULA:

PROF. MS. KELLEN JACOBSEN FOLLADOR

O roteiro de atividades é composto por três textos. O aluno deverá RESPONDER as atividades correspondentes a cada texto. O material, somente com as questões respondidas, deverá ser entregue, de forma impressa, no IESES. O alunoque não entregar a totalidade das atividades não terá seu trabalho corrigido.

Textos retirados da obra “A hora da prática – reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente” de Maria Socorro Lucena Lima

TEXTO 1

Por que estágio supervisionado

para quem já exerce o magistério?
Maria Socorro Lucena Lima

Os discursos de quem não viu, são discursos;
os discursos de quem viu,são profecias
(Pe. Antônio Vieira)

É possível que se questione o porquê do estágio supervisionado quando o aluno já exerce a profissão de professor. Realmente, se pensarmos este componente curricular apenas como o momento da prática, a questão faz sentido. Temos conhecimento de modalidades de estágio que não têm sido trabalhadas com a devida clareza quanto aos seus objetivos e finalidades.Muitas têm recebido interpretações equivocadas quanto ao seu desenvolvimento e realizadas de forma burocratizada, quando os estagiários são submetidos, algumas vezes, a situação tecnicista, reduzidas a um mero preenchimento de fichas que pouco auxiliam na sua formação. Existem ainda os estágios cheios de boas intenções, mas vazios de ações sistemáticas de planejamento e de avaliação, inclusiveconhecemos casos de algumas escolas. Por outro lado, mesmo os cursos de formação preocupados com a questão, em muitos casos, vêm tentando siderar a caminhada dos professores. Prevalece a lógica da racionalidade técnica ou a leitura de textos acadêmicos, fazendo oposição à formação de professores a partir da realidade que estão inseridos.
Compreendemos o profissional do magistério como um intelectualem processo contínuo de formação, que tem na teoria o elemento básico para realizar uma ação coerente e transformadora, ou seja, sua práxis docente. Essa formação, que envolve além dos saberes adquiridos na prática cotidiana e na história da sua vida, ainda necessita da fundamentação teórica necessária para a reelaboração deste saberes e a melhoria da qualidade docente. É um processo continuo quevai sendo construído no trabalho, é enriquecido pela aquisição da teoria que realimenta a prática, como elemento indispensável para o desenvolvimento profissional.
Muitas das pesquisas atuais sobre formação docente insistem na necessidade de a partir de uma reflexão fundamental sobre a profissão docente para além do campo estritamente acadêmico, como explica Nóvoa (1992: 25) ao afirmar que:Urge por isso (re) encontrar espaço de interação entre as dimensões pessoais e profissionais permitindo aos professores apropriar-se dos seus processos de formação e dar-lhe um sentido no quadro das suas histórias de vida.

Daí ser preciso pensar sobre as próprias experiências pessoais e profissionais de maneira coletiva para que possamos construir juntos uma nova identidade docente.GOMEZ (1992) é um defensor do professor prático, autônomo, que reflete, toma decisões e cria durante a sua própria ação, ao que chama de diálogo reflexivo, capacidade que é considerada por Schön (1992), como reflexão na ação.
É válido descobrir espaços em que o professor possa enunciar suas vivências em sala de aula partilhar os saberes que lhe possibilitem desempenhar os papéis de formadores eformandos. Nas aulas de prática de ensino é importante encontrar caminhos nesse sentido, pois os problemas nessa aérea extrapolam os muros da Universidade e vão somar-se a tantos outros do ensino fundamental e médio. Dentro da abordagem de que o estágio é a atividade teórica instrumentalizadora da práxis (PIMENTA, 1994:121), é que pretendemos fundamentar e justificar a dinâmica desta disciplina...
tracking img