A busca pela cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A continua busca pela Cidadania

Todos nós desejamos que a verdadeira cidadania fosse exercida não só no nosso país como no mundo inteiro.

Pinski em seu texto escreve que ‘’ser cidadão é terdireito a vida, a liberdade, à igualdade perante a lei (...)
Apesar dos Movimentos Sociais no Brasil para buscar desesperadamente a solução dos problemas, não conseguiu derrotar as inúmeras injustiçasnem trouxe a satisfação para a população.

As crises econômicas e políticas, a crescente violência e desigualdade induzem, inumeras vezes, o questionamento de validade e legitimidade dos orgãos epoderes de governo, dos instrumentos que permitem aos cidadãos
apresentarem suas demandas e necessidades, bem como das garantias aos direitos mais básicos aos seres humanos. Não são poucas as situaçõesem que se ouve que ‘’justiça é só para ricos’’ e, ‘’cadeia para os pobres’’e, que ‘’polícia é só para os pobres e negros’’.
Onde está a igualdade?
Se ser cidadão é usufruir seus direitos, direitosestes escritos em Constituição, porque se deve buscá-lo, e lutar por ele?
Se o cidadão nasce livre porque vive acorrentado a situações causadas por injustiças cometidas pela própria lei?
O povo sesente acuado, pouco a vontade de exigir direitos porque em toda a história política, governos têm provado pouco eficientes em exercer liderança, porque não foram dotados disso.
Mesmo através degrandes conquistas revolucionárias não se conseguiu o pleno direito do cidadão, em nenhum regime governamental viu-se em ação, o direito que toda a nação tem de usufruir a vida em segurança, em condiçõesdignas de saúde, educação e moradia, quando se pensa em cidadão pensa em quantidade de voto, não como um ser, com sentimentos, qualidades, alguém que vive e compartilha dos mesmos direitos, porém,estes não os usufruem plenamente.

Mas como seria se o cidadão não recorresse à movimentos sociais, para mostrar àqueles que não quererem ver o que lhes está explicitamente exposto?
Bem sabemos que...
tracking img