A autoridade das escrituras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

ESTA MONOGRAFIA CUJO TÍTULO É A AUTORIDADE DA ESCRITURA, ONDE CONFESSO QUE ACEITEI ESTE DESAFIO PELO FATO DE QUE TODAS AS OUTRAS MATÉRIAS DO CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA, ASESCRITURAS TÊM COMO REGRA INFALÍVEL DE FÉ E PRÁTICA, NA VIDA ACADÊMICA E MINISTÉRIO.
NÓS DIVIDIMOS ESTE TRABALHO EM SEIS CAPÍTULOS. O PRIMEIRO ABORDA A QUESTÃO DO CÂNON BÍBLICO, SUANECESSIDADE, CRITÉRIO E RECONHECIMENTO FINAL, ENFATIZANDO TAMBÉM OS PROBLEMAS SUSCITADOS COM ALGUNS LIVROS DO NOVO TESTAMENTO E A SUA ACEITAÇÃO NO DECORRER DA HISTÓRIA. ABORDAMOS TAMBÉM NUMA PERSPECTIVAREFORMADA AS CONFISSÕES REFORMADAS, AS INERRÂNCIAS DAS ESCRITURAS, SENDO QUE, A PRÓPRIA BÍBLIA DÁ TESTEMUNHO DE SUA INSPIRAÇÃO.
TAMBÉM BUSCAMOS A RELEVÂNCIA DAS ESCRITURAS NO SISTEMA REFORMADO,LUTERO E JOÃO CALVINO UNS DOS GRANDES REFORMADORES. COM SUAS ORIENTAÇÕES, TEMOS BASES, PARA COMBATER OS LIBERAIS QUE SE OPÕEM FORTEMENTE AO PENSAMENTO DOGMÁTICO DA AUTORIDADE DA ESCRITURA, COMOINSPIRAÇÃO, INERRÂNCIA E SUFICIÊNCIA. POR NÃO ACEITAREM A REVELAÇÃO ESCRITA DAS ESCRITURAS, PELO FATO DE QUE A BÍBLIA FOI ESCRITA PARA HOMENS, NA LINGUAGEM DOS HOMENS, E QUE O SEU SIGNIFICADO DEVE SER BUSCADODA MESMA FORMA QUE SE FAZ COM QUALQUER OUTRO LIVRO.
E TAMBÉM HÁ LÍDERES RELIGIOSOS DE OUTRAS DENOMINAÇÕES EVANGÉLICAS QUE ESTÃO TRILHANDO O CAMINHO PRAGMÁTICO DO EXPERENCIALISMO, ONDE PARAELES, AS EXPERIÊNCIAS E NOVAS REVELAÇÕES, É QUE DITAM AS DOUTRINAS. ASSIM DEFENDEM QUE A EXPERIÊNCIA QUE TEM SIDO A REGRA DE FÉ E PRÁTICA. SE NÓS FÔSSEMOS CONSIDERAR COMO VERDADEIROS CERTOS ENSINOS,APENAS PORQUE AS PESSOAS TÊM EXPERIÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS, ESTARÍAMOS DESTRUINDO AS ESCRITURAS, VISTO QUE MUITOS TÊM EXPERIÊNCIAS DAS MAIS BIZARRAS E ANTIBÍBLICAS. É BOM LEMBRAR QUE MUITO DO QUE SE VÊRELATADO NA BÍBLIA DE EXTRAORDINÁRIO NÃO ERA DE DEUS E ATÉ CONDENADO PELO PRÓPRIO SENHOR JESUS.
É POR ISSO QUE ESTAMOS CONVENCIDOS DE QUE UM DOS PROBLEMAS FUNDAMENTAIS ENTRE OS CRISTÃOS DO...
tracking img