A ascensao do modelo toyotista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

THAISA HELENA PIRES





A ASCENSÃO DO MODELO TOYOTISTAITUIUTABA-MG
FEVEREIRO, 2014
O modelo japonês de produção, denominado toyotismo foi criado por Eiji Toyoda e seu especialista em produção, o engenheiro Taiichi Ohno e implantado nas fábricas de automóveisToyota, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o novo modelo era ideal para o cenário japonês, ou seja, um mercado menor, bem diferente do mercado americano e europeu, que utilizavam os modelosde produção Fordista e Taylorista.
O toyotismo é o modo de produção caracterizado pela produção de acordo com a demanda, objetivando a não acumulação de produtos e matérias-primas. Toyotismo ouacumulação flexível é o modelo que substituiu outros sistemas a partir da década de 1970. Esse modelo industrial foi aplicado inicialmente no Japão em virtude das limitações territoriais existentes nessepaís, que é extremamente dependente da importação de matérias-primas e dispõe de pouco espaço para armazenar seus produtos.
Ainda na década de 1950, Eiji Toyoda visitou algumas fábricasnorte-americanas a fim de conhecer melhor os seus processos produtivos. Ele se deparou com empresas gigantescas que detinham grande espaço para a estocagem de produtos industrializados. Ao fazer suas constatações,Toyoda não tardou em perceber que o seu país, o Japão, vivendo um complicado período pós guerra, não conseguiria se adequar aquele modelo industrial. Esse foi o inicio para que, mais tarde ele viesse aidealizar um sistema em que a produção ocorresse de forma mais flexibilizada.
Além das condições geo-históricas para o sistema toyotista existir, também era necessário um avançado sistema tecnológiconos meios de transporte e comunicação, algo impensável nos tempos em que o fordismo e o taylorismo haviam sido idealizados. Isso porque a rapidez no deslocamento e no fluxo de mercadorias era uma...
tracking img