A arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES OLGA METTING
ESPECILAIZAÇÃO ARTE EDUCAÇÃO














O PAPEL DA ARTE-EDUCAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
















Outubro
2012

















Maria Iraildes Oliveira e Silva








Resumo apresentado ao curso Especialização em Arte Educação da Faculdade OlgaMetting como requisito parcial para avaliação da disciplina: Arte Contemporânea.
Orientador (a): Profª: Sarah Hallelujah Vincentini de Sampaio














Outubro
2012

O mundo gira em torno de um forte apelo visual, maciço de opiniões, valores éticos, sociais, morais e comportamentais que envolvem todo o conjunto de ações perceptível e sensível aocotidiano das pessoas, inserindo-as num mundo globalizado e virtual.

A construção e formação do educando como ser humano envolve conhecimento do mundo, pois é no mundo que ele se conhece. Fazer parte de algo está cada vez mais intrínseco às relações humanas contemporâneas. Nossos educandos estão mesmos preparados para enfrentar um mundo com tantas complexidades? Que significa educar nacontemporaneidade? De que modo o olhar desses alunos e sua sensibilidade está realmente educados por meio das atividades artísticas na educação básica?

Duarte Júnior (1998) esclarece que, ao contrário das produções artísticas adulta, para a criança a arte não possui valor estético. Em contrapartida, a atividade artística proporciona o desenvolvimento da consciência estética, com um olhar maiscrítico/sensível sobre a realidade, superando a simples apreciação da arte.

Antes de avaliar se os trabalhos das crianças são adequados ou não, é preciso atender às relações que ela estabelece com seu meio. A consciência estética “(...) compreende, justamente, uma atitude mais harmoniosa e equilibrada perante o mundo, em que os sentimentos, a razão e a imaginação se integram, em que os sentidos e valoresdados a vida, são assumidos no agir cotidiano (Duarte Júnior, 1998, p.115).

Embasado nesse dizer, a arte-educação focada na sensibilidade, desperta a consciência estética eleva a capacidade crítica e reflexiva, possibilitando ao educando condições de selecionar e recriar valores e sentidos adequados à sua existência. A educação, nessa perspectiva, necessita um olhar focado para a consciênciareflexiva do educando em relação a si e ao meio. O contato com obras de artes e regras de apreciação não necessita ser utilizado como modelo comparativo, já que a produção da criança na arte-educação é um meio para que essa se expresse o seu sentir, o seu pensar, o seu perceber, organizando e tomando consciência de sua existência, de suas relações com o mundo e dos aspectos materiais e imateriaisque envolvem o perceber. Almeida (2001, p. 21) reforça:
“Ao realizarem atividades artísticas os alunos, também aprendem que o processo de criar requer decisões. Toda criação envolve muito mais uma atividade de exploração, invenção e tomando de decisão do que conformismo à regra. Numa atividade criativa os alunos (mesmo as crianças menores) precisam avaliar adequação e qualidade de seu trabalho e,no processo, aprendem a fazer julgamentos em situações nas quais os modelos estão ausentes (...) aprendem a confiar em sua sensibilidade e percepção para determinar a adequação do que criam.

Através da sua imaginação criadora é permitido ao ser humano conceber situações, fatos, idéias e sentimentos que se realizam como imagens internas, a partir da manipulação da linguagem. É a capacidade deformar imagens que torna possível a evolução do homem e o desenvolvimento da criança; visualizar situações que não existem, mas que podem vir a existir abre acesso a possibilidades que estão além da experiência imediata.

No transcorrer do ensino fundamental, o aluno poderá desenvolver sua competência estética e artística nas diversas modalidades da área de Arte (Artes Visuais, Dança, Música,...
tracking img