A arte do cuidar, cuidando-se

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ARTE DE CUIDAR, CUIDANDO-SE

Caroline Peluso
Ellen Mota
Inaiá Souza
Luana Mendonça
Patrícia Nogueira
Soêmia Santana

Resumo
O ato de cuidar é a atividade mais antiga do ser humano, sendo transmitido até hoje através da cultura e educação. Pensando na importância que é cuidar de pessoas, ressaltaremos a relevância de cuidar-se de forma consciente, para então, cuidar corretamente dooutro. O foco da atenção da assistência sempre foi voltado para o cuidado do outro, abdicando-se o autocuidado. Há a necessidade de uma garantia ao enfermeiro de um apoio psicoemocional voltado para o alívio do sofrimento e manutenção da dignidade em meio às experiências de vida e morte.

Palavras – chave: cuidar, cuidador, idoso, enfermagem.

Abstract
Patient care is the activity of the oldesthuman being, and transmitted today through culture and education. Considering the importance that is taking care of people, we will highlight the importance of caring for themselves consciously and then, to properly care for the other. The focus of the audience's attention was always focused on caring for others, surrendering to self-care. There is need for a guarantee to support psycho nurseturned to the relief of suffering and maintaining dignity through the experiences of life and death.

Keywords: care, caregiver, elderly, nursing.

1. Introdução

Verifica-se que a rotina do profissional de saúde é sobrecarregada de estresse devido à alta demanda de pacientes, bem como às más condições de trabalho, produzindo, dessa forma, um atendimento automático e gerando insatisfação daclientela e também dos profissionais. Devido à sobrecarga de tarefas como: excesso de trabalho, lidação com mortes, queixas constantes dos familiares, dos pacientes e da própria equipe de saúde, há um aumento de profissionais com estresse e outras doenças ocupacionais, tais como acidentes com perfuro-cortantes, danos posturais e doenças devido à exposição biológica a agentes causadores de diversaspatologias.
Desta forma, percebemos que tais ocorrências acontecem devido à falta de atenção do profissional, falta de cursos de reciclagem, falta de equipamentos e ausência de chefia capacitada para identificar os problemas existentes na unidade e promover educação continuada focada nos problemas da equipe. No entanto, vale ressaltar que a grande incidência de problemas pode ser prevenida pelopróprio cuidador, através de maior atenção na execução de procedimentos e pro-atividade na sua vida profissional.
No presente trabalho serão abordados os aspectos conceituais, teóricos e metodológicos do cuidado, dando especial atenção para o papel do cuidador frente às necessidades do ser cuidado, bem como as principais dificuldades enfrentadas nesse contexto.

2. Objetivo geral
*Abordar os aspectos fundamentais do ato de cuidar na esfera generalizada, bem como, no âmbito da enfermagem.

3. Objetivos específicos

* Analisar o papel do cuidador formal e informal na prestação do cuidado ao cliente;
* Abordar a assistência do profissional de enfermagem, destacando as necessidades e dificuldades encontradas pelos mesmos, com ênfase no autocuidado.
4. Cuidado: aarte de cuidar

De acordo com o dicionário Aurélio, o termo cuidado significa 1. Cautela, preocupação; 2. Inquietação de espírito; 3. Diligência, desvelo.
O cuidado ganhou enfoque científico a partir dos anos 70 com o lançamento da teoria transcultural de Leininger (1978). Seu trabalho apresentou a distinção entre o cuidado em sentido genérico, cuidado profissional e cuidado profissional deenfermagem. Logo depois, em 1979, Watson, discípula de Leininger, criou a teoria transpessoal do cuidado humano, baseada no cuidado como ideal moral de valores humanos.

O cuidado como fonte e base para o conhecimento de enfermagem passa inicialmente de uma abordagem filosófica e epistemológica a ser um imperativo ético e moral. Ademais, de uma abordagem teórica e exploratória, o cuidado passa a...
tracking img