Significado da infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Significado da infância

“Quando falamos de infância de, que infância estamos falando? A infância é algo que esta em permanente construção. Refiro-me a própria concepção de infância que esta empermanente construção.”
Miguel Gonzalez Arroyo

Existem varias infâncias, pois cada uma depende do contexto sociocultural no qual a criança esta inserida. Antigamente a criança era considerada umser á margem da sociedade, sem sentimentos e desprovido de direitos. Hoje vemos a criança como um ser de diretos culturais e sociais.

História da educação

Com um grande número de crianças sendoabandonadas na roda dos expostos, surge a necessidade de se pensar em como cuidar destas crianças. Vêm então às creches, asilos e internatos com uma visão assistencialista destinadas somente aocuidado sem nenhum preparo. Neste período morria muitas crianças por maus cuidados.
Surgem algumas instituições destinadas a cuidar destas crianças. O grande crescimento da educação infantil se da nadécada de 70 e 80 quando as mulheres buscam o direito de começar a trabalhar e necessitam de um lugar para deixar seus filhos.
Finalmente em 1996 com a LDB a educação infantil passa a ser integrada aosistema de ensino sendo reconhecida como etapa para a educação infantil

Origem das instituições de educação infantil.

Em 1899 foram criadas as Creches que eram na sua grande maioria destinadasa atende as filhas das operárias próximas das fábricas. Era de responsabilidade filantrópica, religiosa ou das empresas.
Os Jardins da infância foi criado em1875 para atender crianças da elite entre3 e 6 anos
Os Parques infantis criado em 1935 era destinadas para crianças até os 12 anos. Em 1960 passa para a educação e dão origem a EMEI (pré escola).
A diferença entre cada instituiçãoestava na destinação social de cada uma, ou seja, para criança pobre uma proposta pedagógica pobre.

Creche que temos e creche que queremos

Nossas crianças têm direito à brincadeira, à atenção...
tracking img