A arte de poluir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]















































































































Primeiramente a Deus! E depois minha família, pois sem eles não sou ninguém.

AGRADECIMENTO


Agradeço a minha filhaGabrielle  Oliveira de Mattos que sempre me cobra o saber; A meu marido Luiz Carlos  Costa de Mattos que sempre acreditou no meu sucesso; A minha Mãe Pedrina Luci Pires de Oliveira que sempre foi um exemplo de mulher forte; A meu irmão Gerson Luiz Pires Oliveira que sempre esteve ao meu lado quando precisei; A meu Pai Claudio Francisco Oliveira, já falecido, mas que eu o amo muito mesmo depois de suamorte não o esqueço; A meu colegas de sala de aula do curso da UNOPAR de Gestão Ambiental, que eu adoro e que nunca me deixaram desistir do curso; A professora Lena Maris Mazzotti Ribeiro que foi é e mais que uma professora coordenadora de curso e sim uma amigona e a Maria Eduarda, uma amiguinha muito especial que me ajudou na realização de meu sonho.“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.”

Henry Ford

MATTOS, Carmem Lúcia. A Cultura de poluir a Qualidade da água do Arroio Pampa. 2012. 31 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia em Gestão Ambiental – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, 2012.


RESUMO


Estetrabalho disserta sobre a bacia do Arroio Pampa, localizado no Município de Novo Hamburgo, abrangendo três bairros do referido município, dispondo-se a uma população compreendida de aproximadamente 80 mil habitantes.
Para compor a pesquisa, foi realizada pesquisa bibliográfica e doutrinária, observando desta maneira aspectos ambientais e a legislação vigente que poderá ser utilizada. Também foramrealizadas saídas a campo para avaliar a situação atual do ambiente estudado, havendo contado direto com o Arroio e seus ribeirinhos.
A constatação da área examinada foi de grande degradação, os moradores que ali habitam, sofrem um sério risco, de saúde e material, pois seu contato tão imediato com um Arroio em estado tão deplorável quanto o Pampa, não pode ocorrer sem que acabe havendo algumproblema.
Após toda esta pesquisa constata-se a necessidade de haver uma política pública de conscientização da população residente dos bairros que recebem o Arroio Pampa, pois a poluição efetiva do Arroio ocorre muito pela cultura existente entre seus ribeirinhos, que por falta de informação e hábito, acabam degradando seu espaço físico. E das empresas que ali se localizam e que burlam as regras econtaminam o meio ambiente com seu despacho de lixo industrial diretamente no Arroio, sem que haja nem um tipo de prevenção.



Palavras-Chave: Arroio Pampa. Degradação. Legislação.

MATTOS, Carmem Lúcia. The Culture of polluting the water quality of the stream Pampa. 2012. 31 pages. Trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia em Gestão Ambiental – Sistema de Ensino Presencial Conectado,Universidade Norte do Paraná, 2012.


ABSTRACT


This paper talks about the basin of the Arroyo Pampa, located in the City of New Hamburg, covering three districts of the municipality, by forming a population comprised of approximately 80 000 inhabitants.
To compose the research was conducted and doctrinal literature, looking this way and environmental legislation that may be used. Outputswere also made to the field to assess the current situation of the environment studied, having direct contact with the creek and its riparian.
The finding of the surveyed area was of great degradation, residents who live there, suffer a serious risk, health and material, as immediate as his contact with a creek in a state so deplorable as the Pampa, can not occur without the end there is some...
tracking img