A arca perdida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

É interessante observar a dedicação que muitos arqueólogos, pesquisadores e estudiosos tem com relação a decifrar os mistérios de Deus, encontrados na Bíblia Sagrada.
O documentário “Riddles of the Bible - Hunt for the Ark of the Covenant” (Enigmas da Bíblia - Em busca da Arca da Aliança), é uma das grandes produções elaboradas pela conceituada associação deestudiosos denominada National Geographic, que visa decifrar mais um dos mistérios da Bíblia, a passagem da vez, diz referencia a um objeto que talvez seja o maior presente de Deus a humanidade, a Arca da Aliança.
O presente trabalho, tem por objetivo, estudar o documentário desenvolvido pela National Geographic, não expondo opiniões pessoais daquilo em que devemos ou não acreditar, mastrabalhando com as informações e hipóteses muito bem elaboradas por cada um dos pesquisadores envolvidos.

Riddles of the Bible - Hunt for the Ark of the
Covenant
Enigmas da Bíblia - Em busca da arca da aliança

O Projeto
Para iniciarmos a busca, devemos primeiramente entender um pouco da história da relíquia.
Segundo a Bíblia, quando Moiséssubiu ao monte para receber do próprio Deus, as duas tabuas de pedra que continham os Dez Mandamentos, recebeu também a ordem, de construir uma arca, onde pudessem ser guardadas as tabuas, e também ser uma forma como Deus viria a manifestar-se diante aos sacerdotes.

A Arca
O projeto trazido do monte por Moisés tinha características muito especificas.
Deveria ser umbaú portátil de madeira de acácia, com 1,25m de comprimento por 0,75m de largura e 0,75m de altura, forrado por dentro e por fora com ouro puro. Em seus cantos haviam 4 argolas de ouro, onde eram inseridos varais cobertos de ouro, por onde os sacerdotes haviam de transportá-la. Sua cobertura seria de ouro puro com anjos denominados querubins em cada extremo, um de frente para o outro.Muitos são os milagres realizados pela Arca, dentre eles podemos destacar a abertura do rio Jordão, onde o rio se abre para que os israelitas pudessem atravessar com segurança para a Terra prometida, e as muralhas de Jericó, que cederam ao sétimo dia em que os israelitas cercavam a cidade com a arca, e tocando suas trombetas.
Durante o reinado de Davi, Deus disse-lhe para que fosseconstruído um templo onde a Arca pudesse ser guardada, no entanto esse templo só veio a ser construído durante o reinado de seu filho, Salomão.

O Templo de Salomão
O templo foi construído no Monte Moriah, o ponto mais alto de Jerusalém.
Construído só com as melhores pedras e madeiras, o templo era uma área muito grande, e a Arca encontrava-se em um local denominado “Santodos Santos”, ao centro do templo.
Por volta de 955 a.C. ha referencias de que a Arca estivesse ainda no Santo dos Santos, mas em 620 a.C. cessam as suas referências, e é desse ponto que se iniciam as buscas.

As hipóteses
Logicamente, todas as buscas pela Arca devem se iniciar em Jerusalém, mas não se sabe o local exato onde se encontrava o templo de Salomão.Atualmente o local mais sagrado para os judeus é o famoso muro das lamentações, mas estudiosos afirmam, que esse muro seria parte das ruínas de um segundo templo, construído séculos após o desaparecimento da Arca.
Sabe-se que apenas uma crise de proporções catastróficas interna ou externa poderiam tira-La do Santo dos Santos, ai então abrem-se as hipóteses de quais acontecimentosteriam tamanha proporção.
I. O primeiro que se adéqua foi um ataque por parte de um faraó egípcio chamado Shishak.
II. Por volta de 1000 a.C. Israel foi atacado por um faraó chamado Shishong, no entanto não consta na história que Shishong teria dominado Jerusalém, o que consta é que Shishong recebeu tesouros como suborno para não dominá-la, e a probabilidade de terem lhe...
tracking img