Biografia de Jean tinguely, Juan Gris, Nelson Leirner, Steven Spielberg

1224 palavras 5 páginas
Jean Tinguely

Escultor suíço, Jean Tinguely nasceu em 1915, em Friburgo, e morreu em 1991, na mesma cidade.
Foi um dos fundadores do Novo Realismo, um movimento artístico que elege os materiais e elementos derivados da realidade quotidiana, como os desperdícios da sociedade de consumo, transformando-os em obras de arte. As esculturas, numa espécie de celebração da ciência e do progresso tecnológico que marcou o após-guerra, são máquinas satíricas com funções e formas diversas, normalmente inúteis e absurdas, com movimentos descoordenados.
Paradigmático da sua obra, a escultura Chariot MK IV, 1966, constituída por um conjunto de rodas e de engrenagens assamblados para produzir uma máquina que simula ter uma função.
Outra obra famosa foi a escultura que apresentou no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, cuja função foi a de se auto-destruir.Mais tarde, produz eventos multimédia de grande escala, exteriores, nos quais o espectador é encorajado a interagir com as suas grandes esculturas.
A introdução de movimento físico real nas obras de arte, que se tornava mais frequente na década de 50, na produção criativa de alguns autores, entre os quais Tinguely, permitiu a constituição de uma corrente artística, designado por Arte Cinética.

Biografia de Juan Gris:
Juan Gris nasceu em Madrid, no ano de 1887, e foi um reconhecido pintor e escultor, muito apreciado pela sua versatilidade e por ser um dos principais arautos do estilo cubista espanhol, o gênero artístico tornado famoso pelo seu conterrâneo Pablo Picasso.
José Victoriano (Carmelo Carlos) González-Pérez é seu nome de batismo, tendo escolhido o pseudônimo Juan Gris pouco antes de se mudar para Paris em 1906, seguindo as pisadas de Picasso. Considerado o "terceiro mosqueteiro" do Cubismo, seguindo Picasso e Braque, Juan Gris ficou conhecido pelo retrato cubista de Picasso que pintou em 1912, uma obra emblemática do gênero cubista que o catapultou para a fama. Ao contrário das obras essencialmente

Relacionados