A ansiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O enfoque desse trabalho é o perfil psicológico do condutor dando ênfase à ansiedade, pois a ansiedade descontrolada é um fator preocupante no desempenho do condutor, sabe-se que existe uma exposição constante a diversas situações no ato de dirigir, que exigem dos indivíduos a tomada de decisões. As situações promovidas pelo ato de transitar despertam certo nível de ansiedadenas pessoas que variam de acordo com cada um.
A ansiedade se expressa como uma função preventiva e uma função expositiva frente às situações no trânsito, sendo assim, o nível de ansiedade pode indicar o envolvimento ou não em acidentes. O ato de dirigir exige que o motorista esteja pleno em seus estados psíquico e biológico, a ansiedade pode ser entendida como um processo interno do sujeito, quepermite afirmar que certo grau de ansiedade é até desejável durante o ato de dirigir, mas a ansiedade exagerada deve ser controlada, aquela considerada a boa ansiedade proporciona ao motorista um estado de atenção e concentração, servindo de auxilio para evitar acidentes.
Tendo em vista a relevância que o estresse e a ansiedade no trânsito têm alcançado na mídia e nos estudos científicos, apresente pesquisa tornou-se relevante como tal, pois como entender o que acontece no trânsito sem a compreensão do que aconteceu no processo de obtenção da carteira de motorista.
As angústias, medos e ansiedade são variáveis que podem vir a fazer diferença na hora de dirigir, por exemplo, como uma pessoa dará conta de dirigir um veículo no trânsito de uma metrópole, se quando colocada sob pressão osmedos aparecem não conseguindo contê-los.
Segundo Soares e D’ Avila (2007), a princípio isto ocorre nas provas de vestibulares e consequentemente em avaliações psicológicas em que os indivíduos sentem-se fortemente pressionados só pelo fato de estar sendo testa, podem até ter uma ideia do que pode acontecer, mas não sabem se de fato seus pensamentos estão certos, se suas ações estão de acordo paraaquela determinada situação, e se estão correspondendo para um resultado que se espera obter que é o de “aprovado”, o que os deixam mais atordoados.
Trata-se de um relatório sobre um questionário aplicado aos candidatos a motorista de veículos automotores que estão tirando a primeira habilitação, especificamente, por acreditarmos que este grupo é o que mais demonstra e sente ansiedade no trânsitoe consequentemente na hora de testes como o psicotécnico.
O objetivo em se fazer e aplicar este questionário surgiu a partir de uma proposta, com a finalidade de estudar, aplicar e aprender de fato as técnicas e as adversidades de uma pesquisa em trânsito, a princípio no âmbito dos testes psicológicos, relatando as experiências. O nível de ansiedade e a apresentação dos resultados einterferências dessa ansiedade nos testes de futuros motoristas que os realizaram.
No que tange ao questionário, o mesmo buscou agregar e captar informações sobre algumas variáveis de perfil dos motoristas e futuros motoristas, suas expectativas iniciais, resultados a alcançar ao final do teste e seu grau de satisfação em relação a alguns fatores indicados no respectivo questionário, como por exemplo, àrealização deste exame. Também se esperou que este grupo de motoristas, pudesse demonstrar por meio de suas respostas o seu nível de ansiedade na realização de um exame como este e as consequências desta ansiedade naquele momento e futuramente no trânsito. Metodologicamente, foi utilizado um questionário, disponibilizado e aplicado, pessoalmente pelo autor deste trabalho, por um período de 10 dias,alcançando-se 20 respondentes, de um total de 20 questionários que foi direcionado neste período. Todos os participantes responderam a todas as questões propostas. Com essa análise pode-se cumprir três objetivos básicos:
-Averiguação de como os motoristas vem à avaliação psicológica:
-Proporcionou uma reflexão sobre os porquês de tanta ansiedade na hora da avaliação psicológica :
-Averiguou...
tracking img