Zoologia reino fungi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA
COORDENAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES - CCS
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA.

TRABALHO DE ZOOLOGIA GERAL.

IFMA – Codó

2011

ADAILTON PACCOAL DO NASCIMENTO
ANTONIO CARLOS DURANS DINIZ
DANILA SILVA RODRIGUES
DENILSON COSTA DOS SANTOS
ELDER SALAZAR ALVES
EDUARDO MARTINS
RAYANA MARIA DOS SANTOS SOARES CORRÊATRABALHO DE QUIMICA GERAL: REINO FUNGI

ALLAN CARLOS

IFMA – Codó

2011

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – IFMA

COORDENACÃO DOS CURSOS SUPERIORES - CSS
CURSO: BACHARELADO EM AGRONOMIA

REINO FUNGI.

Trabalho apresentado á disciplina Zoologia Geral ministrado pelo Prof. ˚ Allan Carlos para obtenção de nota do1º período do curso de Bacharelado em Agronomia.

IFMA – Codó

2011

CARACTERÍSTICAS GERAIS
  Durante muito tempo, os fungos foram considerados como vegetais e, somente a partir de 1969, passaram a ser classificados em um reino à parte. Os fungos apresentam um conjunto de características próprias que permitem sua diferenciação das plantas: nãosintetizam clorofila, não tem celulose na sue parede celular, exceto alguns fungos aquáticos e não armazena amido como substância de reserva. A presença de substâncias quitinosas na parede da maior parte das espécies fúngicas e a sua capacidade de depositar glicogênio os assemelham às células animais.
      Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados,como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores.
Seu citoplasma contém mitocôndrias e retículo endoplasmático rugoso. São heterotróficos e nutrem-se de matéria orgânica morta - fungos saprofíticos, ou viva—fungos parasitários. Suas células possuem vida independente e não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Os componentes principais da parede celular são hexoses e hexoaminas, queformam mananas, ducanas e galactanas. Alguns fungos têm parede rica em quitina (N-acetil glicosamina), outros possuem complexos polissacarídios e proteínas, com predominância de cisteína
           Fungos do gênero Cryptococcus, como o Cryptococcus neoformans apresentam cápsula de natureza polissacarídica, que envolve a parede celular. Protoplastos de fungos podem ser obtidos peloo tratamento deseus cultivos, em condições hipertônicas, com enzimas de origem bacteriana ou extraídas do caracol Helix pomatia.
          Os fungos são ubíquos, encontrando-se no solo, na água, nos vegetais, em animals, no homem e em detritos, em geral. O vento age como importante veiculo de dispersão de seus propágulos e fragmentos de hifa.
CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS
           O Reino Fungi é dividido emseis filos ou divisões dos quais quatro são de importância médica: Zygomycota, Ascomycota, Basidiomycota e Deuteromycota.
Chytridiomycota

O filo Chytridiomycota é caracterizado por organismos heterotróficos predominantemente aquáticos, com células móveis características de certos estágios de seu ciclo de vida.
Figura: Chytridium confervae, uma quitrídia comum, vista com auxílio damicroscopia ótica de contraste de interferência. Note os finos rizóides estendendo-se em várias direções.
Filo Chytridiomycota

Os Chytridiomycota ou as quitrídias são predominantemente aquáticos, mas também são encontrados em vários tipos de solo, em beiras de represas e rios, desertos, bem como habitando o trato digestivo de mamíferos ruminantes, onde são anaeróbios obrigatórios.Quase todas as quitrídias possuem hifas asseptadas, cenocíticas, com poucos septos na maturidade. A sistemática do grupo é baseada na morfologia das estruturas somáticas e reprodutivas. O ciclo de vida difere de todos os demais filos por apresentar meiose espórica e alternância de gerações. Tanto gametas quanto esporos são flagelados, as únicas células móveis encontradas no reino...
tracking img