Zoneamento do parque ibirapuera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Zoneamento | 28 de março
2013
|


O Zoneamento feito é baseado na proposta do grupo em aumentar as referências artísticas do parque e adicionar mais cultura ao dia a dia de quem o visita. Com esse pensamento dividimos o parque em quatro tempos da arte, conforme prevalecem as características de cada área e baseando nesses tempos para fazer as partes gráficas do projeto.Romantismo

“O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram a Revolução Industrial que gerou novos inventos com o objetivo de solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento de produção, provocando a divisão do trabalho e o início da especialização damão-de-obra, e pela Revolução Francesa que lutava por uma sociedade mais harmônica, em que os direitos individuais fossem respeitados, traduziu-se essa expectativa na Declaração dos Direitos do Início e do Cidadão. Do mesmo modo, a atividade artística tornou-se complexa.
Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.Características gerais:

• a valorização dos sentimentos e da imaginação;
• o nacionalismo;
• a valorização da natureza como princípios da criação artística; e
• os sentimentos do presente tais como: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.”

Nesta área do parque visualizamos maior interesse em praticas mais relaxantes aonde as pessoas vão para fazer Ioga, Tai Chi Chuan, piquenique, vãopara tirar fotos e até mesmo apreciar o viveiro que tem nessa parte. Nisso pensamos em uma maior intimidade com a natureza, com os sentimentos e emoções assim escolhendo o Romantismo.

Pop Art

“Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilizaçãoocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.
Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia,dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.
Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex,produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, umdos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, aarte para poucos.”
A área feita em Pop Art é aonde tem as quadras do parque, tem muita pratica de esportes como: Basquete, Vôlei, Futebol, pratica de Slackline e outros. Optamos em escolher esse tempo artístico pela influência de cores fortes e a maneira em que são postas, dando um ar mais representativo que combina com essas praticas de esporte mais populares.

Modernismo

“O modernismo...
tracking img